Geral

Estudantes de Corumbá participarão da maior feira de ciência e tecnologia da América Latina

Os jovens pesquisadores de Corumbá são estudantes do IFMS e da Escola Estadual Maria Helena Albaneze

9 OUT 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 10h30
A 39ª Mostratec acontece entre os dias 22 e 24 de outubro, em Novo Hamburgo (RS). - Foto: Divulgação

Treze trabalhos do Mato Grosso do Sul (MS) vão ser apresentados na  39ª Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia). Alunos de Corumbá vão representar o seu estado na feira que acontece em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 22 a 24 de outubro de 2024, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento é considerado o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A feira vai contar com representantes de 12 países e de 21 Estados da federação.

Os jovens pesquisadores analisam temas nas áreas da cidadania e tecnologia, estudando o  combate ao bullying e as barragens de rejeitos.

De Corumbá, da Escola Estadual Maria Helena Albaneze, vem o trabalho que leva como título O Bullying: essa brincadeira não tem graça - Contribuições do Direito no combate á intimidação sistemática pesquisado por Rebeca Calderon de Menezes, Helena Christine Arruda de Souza e Thayse Santos Duarte Souza.

Do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, é exposto o tema Briquetagem como Solução para o reaproveitamento de finos depositados em barragens de rejeito de minério de manganês,escrito por Beatriz da Silva Loula Dourado, Livia Luane Anastácio Matos e Lyvia Maria Barros de Castro Costa.

No total da Mostra, serão apresentados 795 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, do ensino fundamental e da educação infantil. Além da Mostra, ocorrerá também a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.

Além do Brasil, participam estudantes da Argentina, Colômbia, Dinamarca, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suíça, Taiwan, Tunísia e Ucrânia.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 30 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: Assembleia Legislativa/RS, Casio Educação, Prefeitura NH, Câmara de Vereadores NH, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais/RS, Feevale, Unisinos, Ulbra, Universidade La Salle, UniRitter, Faculdade IENH, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, entre outros.

O Sebrae continua como parceiro na realização da feira e a entidade também está colaborando na realização do evento. A Mostratec-Liberato conta com o patrocínio do Sicredi, do Banrisul, da Petrobras, do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A Mostratec terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: www.youtube.com/oficialmostratec

*Informações da Marta Araujo conteúdos jornalísticos

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.