Condições climáticas continuam prejudicando combate aos incêndios florestais em MS
Há focos ativos em pelo menos nove cidades do estado
7 OUT 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 10h25As condições climáticas em Mato Grosso do Sul (MS) continuam prejudicando o trabalho de controle e combate dos incêndios florestais no estado. De acordo com informações divulgadas no boletim diário da Operação Pantanal, nesta segunda-feira, 07 de outubro, há focos ativos em pelo menos nove cidades de MS.
A operação, que já dura 188 dias de trabalho intenso por terra, água e ar, têm brigadistas e militares atuando em regiões de Corumbá, Aquidauana São Gabriel do Oeste, Maracaju, Porto Murtinho, Costa Rica, Campo Grande, Paranaíba e Miranda.
Na região de Corumbá, o foco de calor identificado por satélite nas proximidades da Maracangalha está sob vigilância. Devido às condições de difícil acesso, não há equipes em solo na área até o momento. Um pequeno foco de calor próximo à Ilha do Pescador está praticamente extinto, cercado por áreas já queimadas. O local permanece sob monitoramento.
Na Serra do Amolar, um grande foco de incêndio foi identificado na fronteira com a Bolívia. Devido às condições adversas, como a intensidade e a direção do vento, parte das chamas se deslocou para o Brasil, afetando a região da Serra. Segundo os agentes do IBAMA que atuam na área, os focos dentro do território brasileiro foram extintos, mas a região permanece sob vigilância constante.
Na região do Nabileque, o foco significativo na área de Poconé e Barão de Melgaço, em Mato Grosso, próximo à divisa com Mato Grosso do Sul foi controlado e a equipe faz o monitoramento para que não ultrapasse o Rio Piquiri. O foco próximo à Fazenda Poleiro Grande continua ativo e a equipe segue realizando o combate. No entanto, nesse domingo, 06, um novo foco de incêndio foi identificado próximo à fronteira, colocando a região de São Lourenço em alerta. Está prevista a mobilização de uma guarnição nesta segunda-feira, 07), para realizar uma averiguação mais detalhada do local e proteger a área, evitando que o fogo adentre o Mato Grosso do Sul.
Neste domingo, 06, as temperaturas no Pantanal marcaram uma média 40°C, com ventos de até 35km/h em alguns pontos. A umidade relativa do ar na região se manteve registrando 20%. De 1º de janeiro à 1º de outubro, MS soma 12.427 focos de calor, número 32,4% menor em relação ao mesmo período de 2020, quando foram registrados 18.393, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.