Geral

Igrejas e terreiros celebram São Cosme e Damião com homenagens e distribuição de doces

27 SET 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 10h56
Na igreja católica a comemoração ocorre no dia 26, já no espiritismo e nas religiões de matriz afro-brasileira, como a umbanda e o candomblé, nesta sexta-feira, 27. - Foto: Reprodução

Apesar de comemorado tanto na igreja católica quanto no espiritismo e nas religiões de matriz afro-brasileira, como a umbanda e o candomblé, as celebrações dedicadas a São Cosme e Damião ocorrem em datas diferentes nas duas tradições religiosas. Uma dos costumes mais queridos dessa data é a distribuição de doces para crianças, como forma de honrar os santos que são padroeiros dos médicos, farmacêuticos e amigos dos pequenos.

Conhecidos por curarem pessoas e animais, os irmãos gêmeos São Cosme e Damião são celebrados no dia 26 de setembro na igreja católica, e nos terreiros de umbanda e candomblé as festividades ocorrem nesta sexta-feira, 27.

Nessas datas é comum que os fiéis façam promessas aos irmãos e, em retribuição à graça alcançada, assumam o compromisso de distribuir doces, em uma celebração que sempre acolhe as crianças.

Em Corumbá, a distribuição de doces é uma tradição passada de geração em geração nas famílias, e apesar de ter perdido força ao longo dos anos, ainda continua viva nos costume popular dos bairros. Os terreiros costumam abrir as portas para a comunidade, realizando festas, distribuindo doces e até brinquedos. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.