Geral

Mato Grosso do Sul tem incêndios ativos em pelo menos sete regiões

Incêndios controlados seguem em monitoramento

25 SET 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 12h29
Condições climáticas continuam desfavoráveis ao trabalho de combate de incêndios. - Foto: Divulgação

De acordo com o Boletim Diário da Operação Pantanal 2024, até a noite de ontem, 24 de setembro, o efetivo combate incêndios em pelos sete regiões de Mato Grosso do Sul.

Na região de Cipolândia, em Aquidauana (MS), onde ações de combate indireto, reconhecimento e vigilância do foco de incêndio ativo segues sendo realizadas. Em Albuquerque, onde equipe no local segue empenhada nas ações de combate do incêndio. Em Cassilândia, onde há focos de incêndio em pontos isolados que foram controlados nesta terça-feira (24) e seguem em monitoramento devido pontos de queima em turfas, fenômeno também conhecido como "fogo subterrâneo", com alto potencial de combustão e que pode ser difícil de combater.

Na região de Naviraí, a equipe realizou o combate e vigilância da área. Em Coxim, um novo foco de incêndio surgiu na região. As equipes foram acionadas e conseguiram controlar o fogo, porém a vegetação local impossibilita o combate direto do incêndio, os militares realizaram aceiros e os proprietários dos ranchos em volta do local foram orientados a auxiliar no monitoramento do incêndio. Em Inocência, um novo foco de incêndio surgiu nesta terça, 25, em área correspondente ao município e demandou acionamento de uma guarnição. Na região de Aparecida do Taboado, surgiu um foco de incêndio, que foi controlado e no momento se encontra sendo monitorado.

Há regiões em que o fogo já foi controlada e seguem sendo monitoradas. É o caso de Corumbá, no Paiaguás, Nabileque, Paraguai Mirim, Coimbra, Serra do Amolar; Porto Murtinho; Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, em Naviraí; Rio Negro, Aquidauana e Costa Rica. O monitoramento é realizado por drones e satélites.

O foco na Serra de Maracaju foi controlado e as equipes seguem em monitoramento. As bases avançadas do Redário e Santa Mônica realizam monitoramento constante de um foco próximo à divisa com o Mato Grosso.

Durante esta terça-feira, 25, as temperaturas marcaram uma média de 40°C no estado, apresentando condições climáticas desfavoráveis ao trabalho de combate. O vento sofreu variações de direção, com rajadas chegando a 40 km/h. A umidade relativa do ar na região se manteve registrando 10%.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.