Geral

Operação mantém combate em três regiões e monitoramento em outros 10

Em Corumbá, há combate ao fogo na região do Paiaguás

23 SET 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 11h11
As áreas do Nabileque, Paraguai Mirim, Coimbra e Serra do Amolar estão em fase de monitoramento. - Foto: Divulgação/SOS Pantanal

De acordo com o Boletim Diário da Operação Pantanal 2024, até o final da noite deste domingo, 22 de setembro, as equipes atuam no combate ao fogo em três regiões e monitoram outras 10 no do estado de Mato Grosso do Sul.

As ações estão concentradas na região de Paiaguás, em Corumbá, onde uma equipe segue empenhada nas ações de combate direto e rescaldo, com apoio de maquinários. Na Cipolândia, em Aquidauana (MS), uma equipe segue no combate a um foco de incêndio na região. No distrito de Albuquerque, uma equipe foi empenhada no combate na região próxima a Corumbá  (MS).

O monitoramento segue sendo realizado nas áreas do Nabileque, Paraguai Mirim, Coimbra e Serra do Amolar; na região de Porto Murtinho; no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, em Naviraí; e nos municípios de Rio Negro, Aquidauana e Costa Rica com uso de drones e satélites. O foco na Serra de Maracaju foi controlado e as equipes também seguem em monitoramento. As bases avançadas do Redário e Santa Mônica realizam monitoramento constante de um foco próximo à divisa com o Mato Grosso

Neste domingo, 22, não houve precipitações no Estado. As temperaturas na região norte ainda seguem marcando uma máxima de 41°C, apresentando condições climáticas desfavoráveis. O vento sofreu variações de direção, predominantemente com rajadas chegando a 40 km/h. A umidade relativa do ar na região se em 10%.

Atualmente, a operação possui um efetivo de 150 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), empenhados em diferentes localidades como Campo Grande, Corumbá, Anastácio, Miranda, Bonito e Porto Murtinho, sendo 100 atuando em campo e 50 atuando nas diversas funções do Sistema de Comando de Incidentes (SCI). Além disso, a operação dispõe do apoio de 79 militares da Força Nacional de Segurança Pública, militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, 13 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe e 14 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. Complementando o reforço, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul , agentes do IBAMA, ICMBio, brigadistas do PrevFogo e Polícia Federal estão envolvidos no combate aos incêndios. Essa colaboração multidisciplinar e interinstitucional tem sido primordial para enfrentar e controlar os incêndios na região do Pantanal.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.