Imóvel chique é alvo de mandado da PF em Corumbá
20 SET 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 11h13As imagens foram divulgadas pela Polícia Federal, que deflagrou na manhã desta sexta-feira, 20 de setembro, operação contra queimadas no Pantanal e grilagem. Elas mostram a apreensão de rifle, carabina, motosserra e também a “batida” em um imóvel de luxo, com móveis planejados, bolsas e quadros. Ao todo, a PF cumpriu sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Corumbá.
Três armas foram apreendidas pelos policiais. A operação Prometeu combate crimes de incêndio, desmatamento e exploração ilegal de terra pública em Corumbá, que tem sido assolada desde junho por incêndios, numa temporada do fogo ainda mais arrasadora do que em 2020.
A investigação apontou que área pública de 6.419 hectares vem sendo utilizada para exploração econômica por meio da pecuária. Buscas realizadas na região apontam para a existência de pelo menos 2.100 cabeças de gado na área da União, mas calcula-se a criação de 7.200 animais em todo período investigado.
Perícia da Polícia Federal identificou dano de R$ 220 milhões na exploração da área pelo grupo investigado. Eles devem responder por provocar incêndio em mata ou floresta, desmatar e explorar economicamente área de domínio público, falsidade ideológica, grilagem de terras e associação criminosa. Em geral, o fogo é usado para limpar o terreno.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.