Geral

Governo libera R$ 7,8 milhões para instalar 19 estações meteorológicas em MS

20 SET 2024 • POR Redação do Capital do Pantanal • 11h08
Somente o Pantanal terá sete estações; com isso, o MS passará a contar com 61 estações. - Foto: Arquivo/Semadesc

O governo do Estado vai repassar R$ 7,8 milhões para a Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) para instalar 19 estações meteorológicas no Estado. Os termos do convênio foram publicados hoje no Diário Oficial do Estado. Os recursos são do Fundems (Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja). 

Conforme detalhado no Plano de Trabalho, serão 12 estações meteorológicas a serem instaladas nos municípios de Alcinópolis, Aquidauana, Amambai, Anaurilândia, Água Clara, Inocência, Figueirão, Naviraí, Nioaque, Ribas do Rio Pardo, Paraíso das Águas e Corguinho. Além disso, outras sete estações serão instaladas na Planície Pantaneira, regiões conhecidas como Rio Paraguai, Nabileque, Nhecolândia, Abobral, Cáceres e Paiaguás.

A instalação vai garantir produção de informações consistentes e precisas da meteorologia, que possibilitem estruturar análises técnicas e difusão de pesquisas de interesse científico, técnico e econômico, o que será essencial para a tomada de decisões no que diz respeito à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável de MS. 

Mapa mostra localização das 61 estações meteorológicas em Mato Grosso do Sul. Foto: Reprodução

Rede de 61 estações     

Mato Grosso do Sul passará a ter, em breve, 61 estações meteorológicas instaladas em todos os pontos e fazendo cobertura completa do território sul-mato-grossense. Atualmente, a rede oficial de EMA (Estações Meteorológicas Automáticas) em Mato Grosso do Sul é composta por 42 unidades, sendo 27 do Inmet e 15 da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

As estações serão todas padronizadas para serem interligadas à rede do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). *Informações do CG News.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.