Geral

Chuva trouxe alívio, mas não o suficiente para exterminar incêndios

16 SET 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 10h28
Equipes mantém combate à incêndios em pelo menos seis regiões do estado. - Foto: CBMMS

A chuva que atingiu várias partes de Mato Grosso do Sul (MS) neste final de semana, trouxe alívio e diminuição dos focos de incêndio. Porém, apesar das precipitações de chuva, os Bombeiros afirmam que é necessário manter alerta por parte das guarnições que estão em campo para que não haja risco de reignição dos focos. A temperatura sofrerá elevação gradativa ao longo da semana, podendo chegar a 41 graus principalmente em Coxim e região, Norte, Bolsão, Sudoeste e no Pantanal. A umidade relativa do ar será mais uma vez marcada por níveis baixíssimos, entre 10% e 30%, voltando a favorecer a propagação de incêndios.

De acordo com informações do último Boletim Diário da Operação Pantanal 2024, até a noite de ontem (15), equipes atuam realizando combate, rescaldo e monitoramento nas seguintes regiões:

Outras regiões do estado permanecem com guarnições atuando no combate, prevenção e rescaldo. São elas: Porto Murtinho, Costa Rica, Albuquerque - Corumbá e Aparecida do Taboado. Regiões que seguem em monitoramento via satélite: Regiões do Paiaguás, Nioaque, Estrada Parque - Corumbá, Chapadão do Sul e Água Clara.

Atualmente, a Operação Pantanal possui um efetivo de 162 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul, alocados em diferentes cidades. A operação ainda conta com o apoio de 27 bombeiros do Rio Grande do Sul e Sergipe, 76 militares da Força Nacional de Segurança Pública. Além disso o reforço tem representantes da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea, polícias Federal e Militar de Mato Grosso do Sul, agentes do IBAMA, ICMBio e brigadistas do PrevFogo. Na frota estão 46 veículos entre aeronaves, caminhões, caminhonetes e embarcações.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.