Cursos gratuitos qualificaram mais de mil produtores e trabalhadores em Corumbá
11 SET 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 10h18Segundo levantamento feito pelo Sindicato Rural de Corumbá e pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), de janeiro a agosto deste ano, 1.093 pessoas, entre produtores rurais e trabalhadores de Corumbá (MS), realizaram os cursos de qualificação oferecidos pelo Sindicato em parceria com a prefeitura municipal e o Sistema Famasul. O programa de assistência técnica e gerencial, no mesmo período, envolveu 450 grandes e pequenos produtores rurais nas áreas de preparo, piscicultura, pecuária, ovinocultura, hortifruti, agroindústria e bovino de leite e corte.
Gilson de Barros, presidente do Sindicato Rurtal de Corumbá destaca que o alinhamento entre as instituições parcerias foi essencial para ampliar o alcance dos cursos ofertados. “O nosso sindicato tem cumprido um papel importante nos últimos anos ao se alinhar ao Senar e a prefeitura de Corumbá no atendimento às demandas do campo e da cidade, quanto a capacitação dessa massa trabalhadora, criando um efeito multiplicador que beneficia os grandes e pequenos produtores e toda a cadeia da agricultura familiar”, destacou o presidente da entidade, pecuaristas Gilson de Barros.
Os cursos e os demais programas oferecidos pelo Senar de forma gratuita, como o de assistência técnica gerencial, têm alcançado impactos positivos na pecuária pantaneira e com abrangência nos assentamentos rurais, comunidades ribeirinhas e colônias de pequenos produtores do Pantanal, avaliou o secretário executivo municipal de Produção Rural, Luciano Leite.
“O Sindicato Rural de Corumbá é um dos filiados da Famasul que mais atua nessa capacitação, ano a ano, e conta com a parceria da prefeitura, onde disponibilizamos duas patrulhas mecanizadas para reforma de pastagem e preparo da terra para produção de silagem e hortifrutigranjeiros. Essa parceria também nos coloca em destaque no Programa Agrinho”, completou.
Os cursos realizados pelo Sindicato Rural de Corumbá contam ainda com o apoio do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Militar, Policia Civil, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Prevfogo, Cripam (Casa de Recuperação Infantil “Padre Antônio Muller”) e Apae.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.