Geral

FCO Pantanal terá condições especiais para empreendimentos prejudicados pelas queimadas

7 SET 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 09h52
A proposta da Sudeco será lançada na próxima quarta-feira, dia 11 de setembro, durante reunião do CONDEL, em Brasília. - Foto: Divulgação

Em decorrência das queimadas que atingiram as regiões do Pantanal em Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS), a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) propôs a criação do FCO Pantanal (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste), que tem por objetivo oferecer condições diferenciadas de carência, prazo e limite financiável para os empreendimentos localizados em áreas impactadas pela estiagem e queimadas ocorridas no bioma Pantanal, em todas as linhas de financiamento.

De acordo com a proposta da Sudeco, as condições especiais de financiamento beneficiarão os empreendedores de menor porte, com limites financiáveis de até 100%, além de carência estendidas em até um ano e prazos de pagamento prolongados em até dois anos, para todas as linhas de financiamento, conforme a capacidade de pagamento dos beneficiários. Para capital de giro/custeio, os limites serão maiores do que os das linhas de financiamento tradicionais, podendo alcançar até 40% do valor financiado pelo FCO.

FCO Pantanal beneficiará empreendedores de menor porte, com limites financiáveis de até 100%. Foto: Divulgação

O FCO Pantanal será lançado na próxima quarta-feira, 11 de setembro, durante a 21ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do Centro-Oeste (CONDEL), no Edifício Sede do Banco do Brasil, em Brasília (DF). Na mesma reunião, outros temas também serão discutidos, com destaque para as alterações nas resoluções de Diretrizes e Prioridades do FDCO, para os exercícios de 2024 e 2025, melhorias redacionais e inclusão do comércio varejista e atacadista de mercadorias em geral, especialmente produtos alimentícios, entre as prioridades setoriais de serviços financiados pelo Fundo.

O que é o CONDEL?

Instituído pela Lei Complementar nº 129 de 2009, o CONDEL é um órgão deliberativo da Sudeco, composto por governadores dos estados da região Centro-Oeste, ministros da Fazenda, Integração e do Desenvolvimento Regional, Planejamento e Orçamento, Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, além de representantes dos municípios da região central do Brasil, classe empresarial, trabalhadores, ONGs e Banco do Brasil. O órgão aprova planos e propostas que favorecem setores importantes da economia regional, além de acompanhar seus resultados. *Com informações da Assessoria da Sudeco.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.