Geral

Fumaça e fuligem voltam a ocupar as áreas urbanas de Corumbá

4 SET 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 10h06
O céu de Corumbá está cinza e o horizonte nebuloso, o cheiro de fumaça é forte e os cuidados com a saúde devem ser redobrados.  - Foto: Capital do Pantanal

O grande volume de fumaça e fuligem nas ruas Corumbá é um grande indicador de que focos de incêndios podem estar mais próximos da cidade, ou ainda, que a situação das queimadas no Pantanal podem ter sofrido agravamento. 

Na noite de ontem, 03 de setembro, era facilmente perceptível a presença de grande quantidade de fuligem no ar. As varandas das casas, ruas e calçadas começaram a ficar cobertas pelos resquícios do fogo. Na manhã desta quarta-feira, 04 de setembro, o céu de Corumbá está cinza e o horizonte nebuloso, o cheiro de fumaça é forte e os cuidados com a saúde devem ser redobrados. 

De acordo com o Boletim Meteorológico divulgado hoje pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), uma nova frente fria deve atingir o estado neste final de semana, porém isso não significa que a umidade relativa do ar aumente, não há previsão de precipitação.  

As condições climáticas continuam favoráveis a proliferação dos focos de incêndio e diversos pontos continuam sendo monitorados no entorno de Corumbá. Os pontos estão localizados na região do Passo do Lontra, Porto da Manga, Forte Coimbra, Porto Esperança, Albuquerque e Serra do Amolar. Estes pontos continuam sob monitoramento há algumas edições do boletim diário divulgado pelo Corpo de Bombeiros.   

A previsão para os próximos dias continua sendo de estiagem, baixa umidade relativa do ar e temperaturas elevadas. As temperaturas na região estão em condições extremas, marcando uma máxima de 40°C e ventos com rajadas em torno dos 29 km/h. A umidade relativa do ar tem se mantido em torno de 10%, taxa muito abaixo dos 60% recomendado pela Organização Mundial da Sáude (OMS).

A recomendação é para beber bastante líquido durante o dia, umidificar os ambientes, evitar as atividades físicas ao ar livre nos horários de pico de calor e não atear fogo em nenhuma situação.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.