Geral

Defesa de Iunes diz que vai recorrer a multa aplicada por divulgação de pesquisa irregular

28 AGO 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 10h51
Defesa diz que o valor da multa é desproporcional. Iunes afirma que sua fala na entrevista era apenas uma sondagem informação. - Foto: Arquivo/PMC

A condenação solidária, quando mais de um devedor é responsável pela totalidade da dívida, no valor de 79.807,50, foi determinada pelo juiz da 7ª Zona Eleitoral, Jessé Cruciol Júnior, nesta terça-feira, 27 de agosto. O processo é referente ao caso ocorrido em 25 de julho, durante programa do radialista Joel de Souza, transmitido na Rádio Comunitária FM Pantanal, onde o entrevistado, Marcelo Iunes, teria citado o resultado de uma pesquisa de intenção de voto, que não possui o devido registro na Justiça Eleitoral. 

A defesa de Marcelo Iunes e Joel de Souza, em nota, informou que irá recorrer a sentença. Para a defesa, a multa aplicada é desproporcional à conduta realizada. "O lapso temporal existente entre a entrevista e a eleição, superior a 60 dias, não possui força suficiente para direcionar durante sessenta dias o povo corumbaense, ou seja, a conduta é irrisória ante o quadro fático do universo global da eleição que se aproxima e a multa aplicada foi desproporcional à conduta realizada", disse o advogado Márcio Rômulo Santos Saldanha.

O diretor geral da FM Pantanal, Carlos Augusto de Souza Bexiga, disse não concordar com a inclusão da rádio no processo. Para ele, a rádio comunitária é aberta a todos e não pode ser responsabilizada por tudo que as pessoas dizem no ar. A rádio também vai recorrer.

O juiz Jessé Cruciol determinou que o vídeo com a entrevista fosse retirado do ar, num prazo de até 24 horas, sob pena de multa diária de 5 mil reais. O candidato a prefeito Luiz Antônio Pardal, quem foi citado na entrevista, foi absolvido pelo juiz, já que não participou da entrevista e nem a divulgou.

Marcelo Iunes disse que sua fala na entrevista era apenas uma sondagem informal, não se tratando de pesquisa. Já o radialista Joel de Souza defende que realizou a entrevista e que não tem responsabilidade sobre a divulgação da mesma.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.