Geral

IFMS abre prazo de matrículas em cursos de idiomas gratuitos

23 AGO 2024 • POR Assessoria, IFMS • 13h13
Convocados para os cursos de Espanhol, Inglês e Libras em oito municípios devem fazer a matrícula de forma on-line. - Foto: Divulgaçaõ/IFMS

Os candidatos convocados para os cursos de Espanhol, Inglês e Libras ofertados pelo Centro de Idiomas (Cenid) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), com início das aulas neste semestre, devem fazer a matrícula até 29 de agosto.

resultado final e a primeira chamada estão publicados na Central de Seleção.

A matrícula deve ser feita de forma on-line. O passo a passo de como se matricular está descrito no edital de convocação, bem como a lista de documentos que devem ser anexados.

Seleção

O IFMS ofertou 571 vagas em cursos de idiomas gratuitos em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas. Eram 140 vagas para novas turmas, e 431 para turmas em andamento.

A maior parte das vagas - 75% - foi destinada a estudantes e servidores, sendo as demais para o público externo. 

Os candidatos foram selecionados por sorteio eletrônico, sendo que os inscritos para turmas em andamento fizeram uma prova de nivelamento para que fosse definido em que nível eles concorreriam.

Cursos

São de Formação Inicial e Continuada (FIC), para turmas de níveis básico e intermediário, com aulas presenciais 

Apesar de os cursos serem gratuitos, os matriculados deverão adquirir o livro que será utilizado durante as aulas.

Para o curso de Espanhol, o livro indicado é Nuevo Ven 1 para a primeira etapa e Nuevo Ven 2 para a segunda etapa, da Editora Edelsa. Já o curso de Inglês prevê o livro Interchange 1, 5th Edition, para a primeira etapa; e Interchange 2, 5th Edition, para a segunda etapa, ambos da Cambridge University Press.

Já para o curso de Libras, o livro indicado é ‘LIBRAS? Que língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda’, de autoria de Audrei Gesser, publicado pela Editora Parábola no ano de 2009.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.