Geral

Boletim Diário: incêndios no Pantanal reduzem para nove

22 AGO 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 09h38
A Operação Pantanal conta atualmente com 516 profissionais envolvidos. - Foto: Álvaro Rezende

De acordo com informações divulgadas no último boletim da Operação Pantanal, o número de incêndios ativos reduziram de 12 para nove. As equipes estão concentradas em controlar as chamas ainda persistentes na região do Nabileque; em Porto Murtinho; nos arredores da comunidade indígena Kadiwéu, onde há dois focos ativos; na região do Salobra, localizado no município de Miranda; em Porto Esperança, no município de Corumbá (MS); no Parque Estadual das Nascentes do Taquari, localizado na divisa com o estado de Mato Grosso (MT); no município de Camapuã (MS); e o ponto mais recente localizado, próximo a região de Taboco, no município de Aquidauana (MS).

As condições climáticas registradas nesta quarta-feira, 21 de agosto, foi de calor excessivo e uma umidade do ar extremamente baixa. A temperatura atingiu uma máxima de 39°C, acompanhada por rajadas de vento em torno dos 47km/h, com variações na direção, de norte a nordeste. A umidade relativa do ar se manteve em torno de 10%, criando um ambiente propício para a rápida propagação de incêndios.

Além das regiões em combate, outros pontos estão em monitoramento. Um na região do Passo do Lontra, outro na região da Serra do Amolar, outro na região do Porto da Manga e um na região do Forte Coimbra, os quatro localizados no município de Corumbá (MS). Também há um foco no município de Naviraí (MS) e um segundo na região do Porto da Manga.

A Operação Pantanal conta atualmente com 516 profissionais envolvidos. Há um efetivo de 128 bombeiros militares do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), alocados em diferentes localidades como Campo Grande, Corumbá, Anastácio, Miranda, Bonito e Porto Murtinho, sendo 84 atuando em campo e 44 atuando nas funções do Sistema de Comando de Incidentes (SCI). Além disso, a operação conta com o apoio de 82 militares da Força Nacional de Segurança Pública, da Marinha do Brasil, 12 militares do Exército Brasileiro e 2 militares da Força Aérea Brasileira. A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul também apoia a operação com 4 militares, além de 273 agentes do IBAMA, ICMBio e brigadistas do PrevFogo e 1 Policial Federal. Essa colaboração multidisciplinar e interinstitucional é crucial para a operação.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.