Geral

Boliviana morre transportando cápsulas de cocaína no estômago

10 AGO 2024 • POR Redação do Capital do Pantanal • 12h08
Mulher havia engolido 24 cápsulas de cocaína e morreu após uma delas estourar no estômago. A droga tinha o Brasil como destino. - Foto: Divulgação

As últimas operações da Força Especial de Combate ao Narcotráfico (Felcn) permitiram a identificação de três pessoas que traficavam cápsulas de cocaína da Bolívia até a fronteira com o Brasil, uma delas perdeu a vida após um dos invólucros estourar no estômago.

A mulher que morreu após ingerir 24 cápsulas do medicamento foi identificada como Virginia Carballo Zeballos. Seu corpo permanece desde quarta-feira, 08 de agosto, no necrotério do hospital municipal da cidadela de Pampa de la Isla sem ser reclamado por seus familiares.

O promotor designado para o caso, Cirio Chambilla, informou que a mulher viajou em um ônibus de serviço público da capital Santa Cruz, junto com o marido em união estável, até o município de Puerto Quijarro, divisa com Corumbá (MS).

Ao chegar na fronteira, Virginia Carballo Zeballos sentiu fortes dores de estômago e teve que voltar com o companheiro em outro ônibus para a capital Santa Cruz, mas no caminho foi deixada na cidade de Puerto Pailas, no município de Cotoca, para que pudesse ser atendida em um hospital público na noite de quarta-feira.

A mulher chegou ao hospital sem sinais vitais e, a princípio, havia a suspeita de feminicídio,  pois o marido fugiu. O corpo foi levado ao necrotério de Pampa de la Isla e a perícia revelou que a mulher havia ingerido 24 cápsulas de cocaína.

Chambilla disse que, após a autópsia, o feminicídio foi descartado porque a causa da morte foi confirmada pela explosão de uma das cápsulas da droga.

O Ministério Público convocará o companheiro a depor para apurar a razão pela qual abandonou o hospital de Pailas e se sabia que o sua companheira havia consumido as drogas. Da mesma forma, vão buscar saber se este homem também engoliu embalagens de cocaína.

O que a Felcn não esclarece é se Virginia Carballo Zeballos ingeriu apenas as 24 cápsulas que foram encontradas em seu estômago ou se já havia expelido outras embalagens.

Dois passageiros com drogas

Em outra operação, agentes da Unidade Móvel de Patrulhamento Rural (Umopar), pertencente à Felcn, apreenderam Ignacia FT, de 18 anos e José EAP, de 23 anos, que pretendiam levar 183 cápsulas de cocaína até a fronteira com o Brasil. .

O casal saiu em um ônibus de transporte público da capital Santa Cruz até o terminal de Puerto Quijaron, mas foi capturado em um posto policial na portagem de Motacusito.

Neste caso, foram apreendidos um total de 2 quilos com 240 gramas de cocaína base, que foram distribuídos nas 183 cápsulas que foram encontradas dentro de uma bolsa rosa que o casal possuía. *Informações do El Deber.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.