Geral

Incêndios florestais consomem mais de 10 mil hectares e deixam animais queimados em Roboré

25 JUL 2024 • POR El Deber • 12h43
O incêndio está muito próximo de áreas povoadas. A ajuda começa a chegar, mas estima-se que não é suficiente. - Foto: Reprodução Facebook/Roboré

Cerca de 10.000 hectares foram devorados pelas chamas no município de Roboré, em Santa Cruz, deixando para trás um panorama desolador de flora e fauna carbonizadas. As comunidades de San Lorenzo Nuevo, San Lorenzo Viejo e Naranjo são as mais afetadas, com os seus habitantes a lutar para respirar através do fumo denso e a temer pelas suas casas.

“O incêndio ficou fora de controle ”, lamentou Kathiuska Suárez, gerente de comunicação da Prefeitura de Roboré, esta quinta-feira, em entrevista à televisão. “Já não temos orçamento  para combatê-lo”, disse, razão pela qual o município foi declarado desastre e é solicitada ajuda urgente ao governo departamental e ao governo central.

Os bombeiros voluntários e a comunidade civil têm-se dedicado ao combate às chamas, mas a situação é crítica. “Precisamos de apoio aéreo , alimentos e recursos econômicos”, afirmou Suárez.

População afetada

A densa fumaça tem causado irritação nos olhos e problemas respiratórios em membros da comunidade, razão pela qual foi proposta a evacuação de crianças e idosos. No entanto, muitos estão relutantes em deixar as suas casas, determinados a ajudar a apagar as chamas. Eles receberam máscaras, colírios e toalhas para mitigar os efeitos da fumaça.

Temporada crítica de incêndios

A tragédia de Roboré faz parte de uma temporada de incêndios particularmente feroz na Bolívia. O país é o quinto com mais fontes de calor do mundo e o segundo da América, segundo o Greenpeace Internacional. Só na terça-feira foram registrados 11.576 focos de calor, com Santa Cruz concentrando o maior número.

“Entramos num momento crítico ”, alertou o vice-ministro da Defesa Civil, Juan Carlos Calvimontes. Disse ser preocupante que, embora as queimadas estejam proibidas até novembro, em Santa Cruz haja muita atividade que gera incêndios.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.