Geral

Desembargador Paschoal Carmello Leandro é homenageado por sua aposentadoria

25 JUL 2024 • POR Redação do Capital do Pantanal • 12h30
Natural de Corumbá, Paschoal Carmello Leandro ficou emocionado ao receber das mãos da família a toga que usou durante o exercício de sua função. - Foto: TJMS

A sessão do Tribunal Pleno desta quarta-feira, 24 de julho, com quase a totalidade dos desembargadores, incluindo os recém-empossados, reservou uma cadeira especial na mesa diretora para o desembargador aposentado Paschoal Carmello Leandro, que completou 75 anos no último 17 de julho e dedicou mais da metade da sua vida à magistratura sul-mato-grossense. Foi, por duas vezes, vice-presidente e presidente do TJMS e presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS).

Por tudo isso, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Fernandes Martins, e o presidente do TRE-MS, desembargador Carlos Eduardo Contar, entregaram a placa de homenagem ao desembargador Paschoal Carmello Leandro. Na sequência, a esposa Célia Márcia de Arruda Leandro e os filhos Leandro José de Arruda, Fábio Leandro e Paschoal Júnior entregaram a toga que o magistrado usou no exercício da função.

O homenageado, que é natural de Corumbá, ingressou na magistratura do Estado em 1983, tendo iniciado a judicatura na circunscrição de Aquidauana. Foi promovido por antiguidade para o cargo de juiz de Direito, em 1984, para Rio Brilhante. Promovido, por merecimento, em 1986, para Jardim e, em 1990, também por merecimento, para a comarca de Campo Grande.

Em 2005, foi promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Assumiu a vice-presidência do Tribunal em 2014 e exerceu o cargo de presidente do Tribunal de Justiça de outubro de 2014 a janeiro de 2015. Foi novamente vice-presidente do Tribunal no biênio 2015/2016 e presidente pela segunda vez no biênio 2019/2020. Paschoal também foi Governador do Estado em 2019 por três dias, na ausência do então chefe do Executivo Reinaldo Azambuja.

Depois da exibição de um vídeo que apresentou essa jornada e trouxe depoimentos dos seus pares e familiares, o desembargador aposentado fez o uso da palavra. Disse, emocionado, que “essa solenidade vem amenizar aquela dor sentida da aposentadoria. Eu não gostaria de ter aposentado, mas faz parte da vida. É a nossa caminhada. Levo no coração o carinho e a amizade que eu consegui nesses 42 anos, especialmente com meus colegas magistrados. Vou levar isso comigo. De vez em quando, se me permitirem, virei aqui para abraçá-los porque esse relacionamento é importante na minha vida”, deixou assim o seu até logo.

“Esse homem combativo, culto, respeitável administrou com grande sabedoria o patrimônio de credibilidade que angariou em fértil existência de dedicação ao bem público e à defesa corajosa da verdade. Foi sempre prudente e criterioso em julgar. O desembargador Paschoal Carmello Leandro será eternamente lembrado como um magistrado firme, discreto e humanista, que manteve uma postura ponderada e coerente ao longo de toda a sua trajetória no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul”, discursou o presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins.

O desembargador Paschoal Carmello Leandro também havia sido homenageado pelo Tribunal na sua última sessão de julgamento na 1ª Câmara Criminal, realizada no dia 4 de julho. *Informações do TJMS.