Alvo de investigação, Ricardo Ametlla é exonerado da prefeitura
9 JUL 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 08h10A partir desta terça-feira, 09 de julho, Ricardo Campos Ametlla não faz mais parte do grupo de secretários municipais de Corumbá. Sua exoneração do cargo de Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos foi publicada na edição desta segunda-feira, 08 de julho, no Diário Oficial do Município.
Na publicação, a informação é de que o próprio engenheiro pediu demissão e o prefeito Marcelo Iunes assinou embaixo para evitar qualquer impeditivo ao andamento da investigação da Polícia Federal, que apura um possível esquema de corrupção em processos de licitação na pasta em que Ametlla era o responsável até então.
Operação João Romão
No dia 03 de julho, 52 policiais federais saíram às ruas para cumprir 14 mandados de busca e apreensão em Corumbá e Campo Grande, todos expedidos pela Justiça Federal. De acordo com a investigação iniciada em 2021, o então secretário municipal Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, teria criado uma empresa, cujo sede fica em Ladário, para participar de licitações na pasta sob sua própria responsabilidade, executando obras cujos valores podem ultrapassar 12 milhões de reais.
A PF afirma que ainda durante as investigações foi possível colher indícios de irregularidades que teriam permitido a empresa suspeita de ter a capacidade financeira e técnica para participar dos certames licitatórios que venceu. No cumprimento dos mandatos, foram recolhidos computadores, celulares e até dinheiro em espécie.
Entre os alvos da operação estão Ricardo Ametlla, servidores comissionados e efetivos envolvidos nas autorizações e fiscalizações das obras executadas, além de pessoas responsáveis pelas empresas. Apesar de citar que há envolvimento de outras pessoas no suposto esquema, os nomes não foram revelados. A redação acompanha o desdobramento da operação e se haverão novas exonerações na prefeitura.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.