Geral

Técnicos do Ibama de Brasília visitam Centro Emergencial de Reabilitação aos Animais Silvestres

2 JUL 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 09h58
Técnicos conheceram a estrutura e o trabalho de proteção e reabilitação da fauna silvestre na região. - Foto: PMC

Analistas Ambientais do Ibama de Brasília, que estão na cidade devido a situação ambiental de incêndios no Pantanal, visitaram as instalações do Centro Emergencial de Reabilitação aos Animais Silvestres (CREAPAM) de Corumbá, nesta segunda-feira, 1º de julho. O Centro é gerenciado pela Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e está em funcionamento desde 2019. 

O objetivo do encontro foi apresentar as instalações e o trabalho que a Prefeitura de Corumbá realiza para a proteção e reabilitação da fauna silvestre da região. “Durante a visita, apresentamos nossa equipe, composta por duas veterinárias especializadas e biólogos, além de detalharmos toda a estrutura que possuímos para o atendimento emergencial de animais silvestres”, explicou a diretora-presidente da Fundação, Ana Cláudia Boabaid.

Os analistas do Ibama conheceram a estrutura utilizada para tratar animais afetados por queimadas, maus-tratos ou atropelamentos. Com destaque para a importância do local no período de queimadas, quando animais da fauna pantaneira ser tornam vítimas do fogo e são regatados e levados pelo GRETAP (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal) para receberem atendimento no Centro Emergencial.

Ana Cláudia Boabaid, diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente considera a visita uma grande oportunidade. Foto: PMC

“Também discutimos nossos planos de ação para o atendimento da fauna durante os períodos de incêndio, que começaram a afetar a região mais cedo nesse ano. Além de conhecerem nossas instalações, os analistas do Ibama discutiram formas de fortalecer a parceria entre nossas instituições”, completou Ana Cláudia.

O CREAPAM oferece apoio e infraestrutura necessários para o atendimento emergencial da fauna. A visita foi uma oportunidade valiosa para discutir desafios e reforçar o compromisso comum com a preservação e reabilitação da vida silvestre no Pantanal.

A FMAP e o Ibama compõe o GRETAP (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal) e reúne também órgãos governamentais como o Governo do Estado (Semadesc e PMA), a UCDB, o Ibama e o IHP (Instituto Homem Pantaneiro). *Informações da PMC.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.