Geral

Com pouca idade e grandes conquistas, judoca de Corumbá sonha em ser campeã olímpica

26 JUN 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 14h37
Camilly (azul) de apenas 13 anos, soma grandes vitórias e sonha em ser campeã olímpica. - Foto: Arquivo Pessoal

A judoca Camilly Ribeiro, de apenas 13 anos, foi a responsável por quebrar o jejum de mais de 20 anos sem atleta corumbaense na Seleção Escolar de Mato Grosso do Sul (MS) na modalidade. Sua participação nos Jogos Escolares de MS, encerrados na segunda-feira, 24 de junho, garantiu sua vaga no Campeonato Brasileiro Escolar, que acontece entre Setembro e Outubro, na cidade de Recife, estado do Pernambuco.

Além da já garantida participação no Campeonato Brasileiro Escolar, a pré-adolescente ainda disputa vaga pela Brasileiro Final de Judô, realizado pela Federação, que também acontece no segundo semestre deste ano, na cidade de Curitiba, estado do Paraná. Camilly ocupa o segundo lugar no ranking e tem grandes chances de se classificar. 

A jovem entrou no mundo do judô quando ainda tinha 3 aninhos de idades e nunca mais saiu. Ela foi incentivada pelo pai, Luiz Paulo, também atleta, e hoje, técnico da filha. "Não somente com minha filha, mas com todos os meus atletas, mantenho um treinamento intenso porque o judô de MS é muito forte, a preparação tem que ser em alto nível para que tenhamos o resultado esperado", explica o Luiz Paulo, que nesta quarta-feira, 26 de junho, acompanha outra atleta, Rafaela, sub 18, no Brasileiro Final, na cidade do Rio de Janeiro.

Camilly iniciou no esporte incentivada pelo pai, Luiz Paulo, que hoje é seu treinador Projeto Geração Olímpica da FUNEC. Foto: Arquivo Pessoal

Camilly é atleta do projeto Geração Olímpica da Prefeitura de Corumbá, os treinos acontecem na sede do Corumbaense, religiosamente, de segunda a sexta-feira, a partir das 17h30. O projeto é sustentado pela FUNEC (Fundação Municipal de Esporte de Corumbá), que além de manter os professores, também arca com todos os custos dos atletas nas competições, incluindo taxas de inscrição e transporte.

O pai explica que a família se preocupa com todos os âmbitos da preparação de Camilly, que é bolsista no Sesi. A jovem inicia sua rotina diária com a escola logo pela manhã, em seguida, após o almoço, treina musculação, faz as tarefas da escola e segue para o treino de judô. "A rotina da Camilly é de preparação e disciplina para ser uma grande atleta", diz pai treinador.

Luiz Paulo destaca que o trabalho realizado hoje é fruto de investimento no esporte para que crianças e jovens possam ter oportunidades. "Costumo dizer que a gestão que investe no esporte, economiza na saúde e na segurança. Crianças que praticam esporte são mais saudáveis, adoecem menos e possuem mais disciplina. O esporte é capaz de diminuir taxas de criminalidade e de formar uma sociedade melhor", diz Luiz Paulo, que ainda ressalta as vagas em aberto no projeto. "Temos vagas disponíveis e interessados podem nos procurar na sede do Corumbaense".

Com pouca idade e grandes conquistas, Camilly sonha alto. "Quero me tornar atleta da Seleção Brasileira principal e ser campeã olímpica. Quero ter a minha própria academia de judô".  

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.