Geral

Dia 85: mais uma aeronave do ICMBio chega à Corumbá

Operação conta agora com cinco aeronaves Air Tractor e dois helicópteros

26 JUN 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 09h28
Operação conta agora com cinco aeronaves Air Tractor e dois helicópteros. - Foto: CBMS

Nesta terça-feira, 25 de junho, 62 bombeiros militares foram designados para substituir as equipes empenhadas nas ações de combate a incêndio florestal presentes no entorno de Corumbá (MS), além das equipes que compõem o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), assumindo as funções de planejamento, logística, operações, geo-monitoramento, finanças e relações públicas.

O reforço de mais uma aeronave enviada ICMBio, através do Governo Federal, chegou na cidade ontem, totalizando cinco aeronaves Air Tractor empenhadas na operação. Uma do CBMMS e quatro do ICMBio, além de dois helicópteros do CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo).

De acordo com o relatório diário divulgado pelos Bombeiros, nesta terça-feira, 25 de junho, os esforços continuaram na região da BR 262, próximo da ponte do rio Paraguai, onde o foco está isolado. Foi realizado monitoramento e segurança durante todo o dia. O fogo foi controlado, restando apenas pontos de calor na área queimada, que segue sendo monitorada.

Nas proximidades da Fazenda Bodoquena, no lado Sul, foi concluída a confecção de aceiros.

A mudança na direção do vento concentrou as equipes próximas à BR 262, onde aceiros estão sendo confeccionados juntamente com maquinários da Fazenda BR PEC.

Aceiros são costruídos em pontos estratégicos para reduzir a potência de alastramento do fogo. Foto: CBMS

Na região entre o rio Miranda e rio Abobral, duas guarnições realizaram combate durante todo o dia. No local, foram empenhadas quatro aeronaves Air Tractor do ICMBio, próximo à Fazenda Baía Mondego, onde equipes do PrevFogo também apoiam os trabalho em direção à Fazenda Vai Quem Quer.

Ao norte do Rio Abobral, na região da Fazenda Santa Fé do Rosário, equipe controla foco de incêndio presente na área. 

Aeronave do ICM Bio realizaram sobrevoos nas regiões do Abobral, Mirada e ao norte do rio Taquari para avaliar pontos de atenção e estratégias que colaborem com o trabalho da equipe de solo. 

Foco na região próxima do rio Taquari havia sido controlado há dias atrás, porém houve novo acionamento na segunda-feira, 24 de junho. Após o sobrevoo, foi feito o reconhecimento da área, e em seguida a mobilização junto à Fazenda Itá. Foi orientado que seja confeccionado aceiro na área da frente do fogo. Está sendo providenciado o envio de uma equipe composta pelos novos militares em atividade para iniciar o combate na região, com previsão de chegada na manhã de hoje. 

Na tarde de segunda, 24 de junho, na região da Baía do Tamengo, próximo a Corumbá, houve acionamento para proteção a um ninho de Tuiuiú ameaçado pelo fogo na região. Uma frente de incêndio colocava em risco a árvore onde o ninho estava localizado, a apenas 7 km em linha reta de Corumbá (MS). O foco foi extinto com o uso de motobomba na margem oeste do Rio Paraguai. Na terça, 25 de junho, a equipe voltou ao local e realizou o rescaldo da área, que se encontra em segurança e segue sendo monitorada.

Na região da Maracangalha equipes controlaram o foco de incêndio durante a tarde a segunda, 24 de junho, e realizaram rescaldo utilizando a aeronave Air Tractor. A área segue sendo monitorada. Nesta quarta, 2 de junho, uma nova equipe será mobilizada para continuar as atividades por terra.

Na manhã desta terça, 25 de junho, equipes realizaram inspeção na área próxima à Reserva Indígena Kadiwéu, e não avistou mais focos de incêndio na região. A princípio, a queda na temperatura, que teve inicio ontem contribuiu para o controle na linha dos aceiros que vinham sendo abertos na região. Na leitura dos satélites também não houve identificação de focos de incêndio. A área continua sendo monitorada.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.