Geral

Brigada Voluntária define plano de ação em caso de incêndio na Apa Baía Negra

21 JUN 2024 • POR Redação • 12h56
Encontro promovido pela Fundação Municipal de Meio Ambiente verificou equipamentos e brigadistas disponíveis. - Foto: Divulgação/PML

Reunião realizada nesta quinta-feira, 20 de junho, com integrantes da Brigada Voluntária de Incêndio da Área de Proteção Ambiental - APA - Baía Negra, em Ladário, definiu o plano de ação para possíveis focos de incêndio que possam surgir na região. O encontro aconteceu na área de proteção ambiental e foi promovido pela Prefeitura de Ladário, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural.

Vírgínia Paes, presidente da Associação de Moradores da Apa, destaca que equipamentos estão disponíeis para uso. Foto: Divulgação/PML

Na reunião foi verificada a prontidão de recursos materiais e humanos, bem como o alinhamento estratégico de ações em caso da necessidade de atendimento à região em decorrência de incêndio. "A brigada foi formada há 6 anos por instrutor do Prevfogo/Ibama e conta com 14 integrantes. Atualmente temos em nosso almoxarifado todo material necessário para atuar como bomba de água costal, abafadores, sopradores, machete, além de rádio comunicador, óculos e lanternas, e estamos para entrar em ação", comentou Virginia Paes, Comandante da Brigada de Incêndio da APA Baía Negra de Ladário.

"Mesmo sem ter nenhum foco de incêndio nesse momento na região, a equipe definiu um plano de comunicação, revezamento e conscientização para garantir que nesse período de estiagem antecipada, com diversos focos de queimadas em todo o pantanal, os moradores e visitantes da APA Baía Negra possam ter segurança", explicou Márcio Cavasana, o Diretor Presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, que é também o Presidente do Conselho Gestor da APA Baía Negra.

Nesta semana, incêndio na região do Bracinho, próxima a Apa preocupou moradores. Alguns passaram a noite em claro monitorando o fogo na margem oposta para ter certeza de que o vento não traria fagulhas para a área de proteção ambiental. Informações da PML.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.