Geral

Mais de R$ 1,8 milhão em taxas judiciárias já foram pagos via Pix

25 MAI 2024 • POR Gesiane S. Lourenço • 11h34
A medida foi lançada em 28 de julho do ano passado para gerar mais celeridade na prestação jurisdicional. - Foto: TJMS

O pagamento das taxas judiciárias por Pix, implantado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Sérgio Fernandes Martins, para gerar mais celeridade na prestação jurisdicional, registou no Sistema de Automação da Justiça (SAJ), do seu lançamento até o presente momento, 2.443 pagamentos de taxas judiciárias pela modalidade, os quais somam o valor de R$ 1.815.992,69.

A medida foi lançada em 28 de julho do ano passado durante participação do presidente do TJ em sessão do Conselho Seccional da OAB/MS. Medidas como estas visam aperfeiçoar os serviços judiciais para os operadores do Direito e jurisdicionados em busca de facilitar rotinas e agilizar os andamentos processuais.

Subestalecimento on-line

Outra medida para beneficiar advogados apresentada em conjunto com o pagamento por Pix foi o subestabelecimento por meio on-line, também em vigor desde 2023. O subestalecimento on-line permite aos advogados substabelecer processos de forma automática, para um ou mais advogados, de acordo com a necessidade, sem que este precise peticionar ou aguardar procedimentos manuais por parte do cartório.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.