Geral

Estudantes do IFMS levam tecnologia a maior evento agro do Estado

25 MAI 2024 • POR Assessoria, IFMS • 10h09
Além de expor projetos no Showtec, em Maracaju, Instituto Federal também levou estudantes brasileiros e paraguaios para visitar evento. - Foto: Divulgação/IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi um dos expositores da edição 2024 do Showtec, considerado o principal evento do Estado com foco na difusão de informações a respeito de tecnologias para o agronegócio. Segundo a organização, 28 mil visitantes passaram pelos estandes na cidade de Maracaju entre terça e quinta-feira, 21 a 23.

No espaço destinado ao IFMS, estudantes e professores dos campi Coxim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã apresentaram projetos inovadores. Os visitantes que passaram pelo local receberam material informativo sobre a instituição e tiveram a oportunidade de conhecer o curso técnico integrado ao ensino médio em Agropecuária, que a partir do segundo semestre será oferecido em Dourados. Atualmente, a oferta é feita em Coxim e Nova Andradina.

"A participação do IFMS é uma oportunidade para nossos estudantes e professores demonstrarem a aplicação prática de suas pesquisas e inovações, além de interagirem diretamente com o setor agropecuário, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e econômico da região", destacou a reitora Elaine Cassiano, presente na abertura do evento.

A participação no Showtec buscou abranger algumas vertentes da atuação do Instituto Federal, conforme explica o pró-reitor de Extensão, Anderson Correa.

“Como alguns campi estão ligados ao agronegócio, por meio dos cursos ofertados, observamos a integração de nossas atividades ao mundo do trabalho, especialmente a partir do desenvolvimento tecnológico. Aliamos isso à importância de divulgar os trabalhos desenvolvidos no IFMS, além de proporcionar que os estudantes conheçam o que há de mais avançado no setor atualmente”, comentou.

"Estamos orgulhosos de mostrar a conexão entre o ensino, a pesquisa e a extensão no IFMS com as demandas reais da comunidade, reafirmando nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade", finalizou a reitora. 

Pesquisa – Os trabalhos apresentados pelo IFMS foram indicados pelas respectivas direções-gerais dos campi. Em comum, eles têm o fato de buscar a aplicação de diferentes tipos de tecnologia para auxiliar o agronegócio.

Três projetos foram desenvolvidos no Campus Ponta Porã e estão vinculados ao Grupo de Pesquisa Centro de Soluções Conectadas. Celso Costa, professor de Informática/Desenvolvimento Web e líder do grupo, explica que as pesquisas abrangem a utilização de tecnologias como a modelagem 3D, inteligência artificial, drones voltados à agricultura de precisão e automação de tanques elevados.

“Pautamos nossas pesquisas na detecção de problemas nos meios urbano e, especialmente, rural, observando de que maneira podemos contribuir dentro da realidade apresentada”, explicou.

As atividades são desenvolvidas em parceria com a empresa Ciarama Máquinas e realizadas por estudantes bolsistas de Extensão e Pesquisa, vinculados ao IFMS e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect-MS). 

A estudante do curso técnico integrado em Agricultura, Cibely Rodrigues, é uma das bolsistas.

“Nas pesquisas me deparei com conceitos relacionados à automação e modelagem, que provavelmente não teria tido contato se não participasse do grupo. Dessa forma, conseguimos relacionar o conteúdo do curso técnico a novos conhecimentos da área tecnológica”, observou.

A aplicação cotidiana dos resultados apresentados pelas pesquisas orienta o desenvolvimento dos trabalhos. A acadêmica do curso de Agronomia do Campus Nova Andradina, Gabrielly Silva, por exemplo, analisa o impacto da ozonização para o armazenamento e controle de pragas do feijão de corda, sob orientação do professor Gutierres Silva. 

“Trata-se de uma espécie que é cultivada no Brasil, predominantemente na região Nordeste. A intenção é verificar as possibilidades referentes ao armazenamento e condições para o consumo, oferecendo uma outra opção viável para o Centro-Oeste e demais regiões, considerando ainda as oscilações no preço do produto”.

Todos os expositores receberam diárias do IFMS para a participação no evento. Confira a relação completa dos projetos apresentados no evento na tabela ao final do texto.

Visita – O IFMS também proporcionou que 160 estudantes dos campi Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã visitassem a edição 2024 do Showtec, e participassem de painéis e mesas-redondas. Para isso, eles receberam transporte e auxílio institucional.

Um acordo de cooperação internacional, firmado no ano passado, com a maior e mais importante universidade paraguaia, a Universidade Nacional de Assunção (UNA), permitiu ainda que 40 estudantes de Agronomia do curso ofertado em Pedro Juan Caballero, na fronteira entre os dois países, visitassem o evento, junto aos estudantes do Campus Ponta Porã.

“O Brasil é um país rico em formação e inovação tecnológica na área. Por isso, a participação dos nossos estudantes tende a oferecer novas perspectivas para o desenvolvimento de pesquisas e ações de extensão”, ressaltou a professora da UNA, Daily Aquino Duarte, que acompanhou o grupo durante a visita. 

Showtec – Realizado anualmente no município de Maracaju, o evento reuniu 160 expositores na edição deste ano. Foram apresentadas mais de 500 tecnologias destinadas ao setor. 

A feira traz todos os anos produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. Entre os participantes estão produtores e empreendedores rurais, técnicos, acadêmicos, entre outros. 

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/MS) e Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul ( Aprosoja/MS).

Trabalhos apresentados no Showtec 2024

Campus Título Orientador(a) Estudantes Coxim 'Onde se vê mato nós vemos PANCs' Muryel de Barros Viviele Santos
Rakelly Martins
Sarah Arraes Naviraí 'Climate smart-agriculture research group' Guilherme Torsoni João Lorençone
Pedro Lorençone Nova Andradina 'Organização de grão de cultivares de feijão-caupi' Gutierres Silva Gabrielly Silva 'Caracterização de fungos micorrízicos arbusculares e entomopatogênicos' Grazieli Suszek
Luiz Motta Larissa Santos
Gustavo Munari 'Eficácia de herbicidas pré-emergentes no controle de plantas daninhas' Marcos dos Santos Carlos Cassol
Luccas Jales Ponta Porã  'Transformando ideias em realidade' Celso Costa Fernando Flôres
Flavia Silva
Kamilly Oliveira
Gabriela Novaes
Erika Santos 'Ciência, tecnologia e inovação utilizando sistemas de redes neurais convolucionais' Bruno Ye
Otávio Barreto
Cibely Rodrigues
Vinicius Nunes 'Desenvolvimento de um sistema de automação e monitoramento de baixo custo para criação de peixes' Luciano Ribeiro
Lucas Gomez
Kelly Oliveira

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.