Geral

Restaurantes de Corumbá apostam em pratos especiais para aumentar faturamento na Semana Santa

27 MAR 2024 • POR Gesiane Lourenço • 09h25
O restaurante Miguéis, ativo há mais de 20 anos na cidade, preparou quatro pratos especiais para a Semana Santa. - Foto: Divulgação

Não é apenas de chocolate que o comércio se sustenta durante a Páscoa. Nesta mesma época do ano, acontece a Semana a Santa, período em que os católicos se preservam em reflexão ao sacrifício de Jesus Cristo. Conforme a tradiação, os religiosos abdicam do consumo de carne vermelha e se alimentam de pratos com pescados. Dessa forma, empreendedores do mercado gastronômico, donos de restaurantes, feirantes e peixeiros utilizam a data para aumentar o faturamento do negócio. 

De acordo com dados do Sebrae e do Instituto de Pesquisa da Fecomércio (IPF-MS), a movimentação econômica da Páscoa nesse ano deve totalizar R$338,92 milhões em Mato Grosso do Sul, com um aumento de 26% no montante em relação a 2023. Dentre as atividades que desempenham um papel nessa movimentação, para 65,9% dos entrevistados, o peixe não pode faltar na compra para a comemoração da data, e entre as opções preferidas para o consumo, estão: Pacu (44,3%), Tilápia (32,7%), Pintado (23,5%) e Bacalhau (10%).

Em Corumbá, restaurantes já estão preparados para receberem as famílias. No Miguéis, ativo há mais de 20 anos na cidade, a preocupação durante a Páscoa é proporcionar uma experiência diversa é evidente aos clientes. De acordo com Amanda Miguéis, quatro pratos foram pensados para esse momento: Bacalhau nas Nuvens, Medalhão de Filé, Pacu Assado e Empadão de Bacalhau.

“Todas as datas são uma importante fonte de alavancamento financeiro com a criatividade. A gente consegue criar atividades para atendimento ao público e angariação de novos clientes e retenção dos clientes atuais também”, explica a empresária Amanda Miguéis.

No Ygarapé, restaurante de culinária oriental e brasileira em Corumbá, o Camarão master Ygarapé é um dos pratos mais consumidos no período. Foto: Rede Social Ygarapé

Já o casal de comerciantes Gerson Morais e Ângela Morais, donos do Ygarapé, restaurante de culinária oriental e brasileira em Corumbá, na Páscoa, eles irão substituir a sobremesa mais querida da data, o ovo de chocolate, por uma opção ousada e criativa que é um sucesso: o “ovo de Páscoa de Sushi”. Além disso, com um cardápio de mais de 120 opções, o período é uma oportunidade para se reinventarem e atraírem público.

“Em comemorações, costumamos sempre fazer promoções especiais e, além das diversas opções de sushi, oferecemos nessa Páscoa o Camarão master Ygarapé e o Salmão à moda Ygarapé”, enfatiza Gerson Morais.

Apesar da data ser importante para o empreendimento, a tradição da Sexta-Feira Santa, dia 29 de março, é respeitada. O restaurante funciona durante toda a Quaresma e oferece as mais variadas opções de pratos com peixe, mas, no feriado da sexta-feira fica fechado. “A Páscoa é união, fraternidade, amor e é lembrança do Cristo Jesus que ressuscitou por nós. E comercialmente falando, é um momento em que as pessoas podem reunir as famílias”, explica o comerciante. Com informações da Agência de Notícias Sebrae/MS.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.