Vem aí Super Chef Merendeira; Ladário participa da competição
29 FEV 2024 • POR Redação • 13h32O desempenho escolar também está ligado à alimentação, e nas escolas públicas, o nome de quem está por trás dessa função vai desde “tia da merenda” à cozinheira. São essas profissionais que desempenham o papel com técnicas adequadas para o preparo da merenda, e até mesmo carregando receitas prediletas dos alunos, que muitas vezes passam despercebidas pelo tamanho da importância de suas atribuições. Este ano, o Sebrae/MS fará a competição “Super Chef Merendeira”, onde 135 profissionais da cozinha de seis cidades do estado competirão entre si e, depois, farão a etapa final, prevista para maio, em Campo Grande.
As cidades participantes do Super Chef Merendeira são: Aparecida do Taboado, São Gabriel do Oeste, Brasilândia, Ladário, Deodápolis e Miranda. Em comum, elas fazem parte do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com as Prefeituras Municipais que aderiram à iniciativa.
"Essa competição importante porque traz luz à essas profissionais, em sua maioria mulheres, que não são tão vistas nas escolas pois desempenham sua função nos bastidores, mas que fazem a alegria da comunidade escolar com seus dotes culinários. A Super Chef Merendeira destaca essas profissionais e, além disso, movimenta outros profissionais da rede de ensino, como nutricionistas e diretoras, bem como impulsiona a agricultar familiar e o pequeno produtor local. Com essa iniciativa todos ganham", exclamou a Secretária Municipal de Educação, Elizama Medina.
Segundo o coordenador de Compras Públicas do Sebrae/MS, Marcus Rodrigo de Faria, o evento tem como objetivo valorizar não só as merendeiras como aumentar as compras públicas na agricultura familiar. “É uma integração de objetivos para que o município adquira mais hortaliças, verduras e frutas do pequeno produtor local da agricultura familiar, para que assim esses produtos possam incrementar e valorizar as receitas que vão para as crianças nas escolas. Estamos trabalhando um ciclo virtuoso de valorização do pequeno produtor e da merendeira local”, destaca. Além disso, o coordenador reforça a contribuição de outros profissionais neste processo, como nutricionistas do município e diretoras das escolas.
O desafio terá duas etapas: a municipal e a estadual. A primeira fase tem início na segunda quinzena de março. Primeiro, as profissionais participam de um workshop preparatório ministrado por um chef de cozinha com o objetivo demonstrar o potencial da utilização de alimentos da agricultura familiar nas preparações das refeições dos estudantes e, após a capacitação, cada participante terá que apresentar uma receita.
As cinco melhores receitas selecionadas deverão ser preparadas para um comitê julgador que irá elencar as três que se destacarem, classificando-as em 1º, 2º e 3º lugar. Na etapa final prevista para maio, em Campo Grande, os profissionais vencedores de cada cidade farão a disputa entre si.
* Com informações da Agência de Notícias do Sebrae e Assessoria PML
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.