Geral

Grupo Vozes Especiais realiza workshop no Moinho Cultural

24 FEV 2024 • POR Assessoria • 12h41
O Grupo Vozes Especiais atua há mais de 18 anos na formação de coralistas atípicos. - Foto: Divulgação

O Grupo Vozes Especiais apresenta neste sábado (24), às 14h, no Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, o workshop "Música como recurso de aprendizagem: uma abordagem inclusiva". 

O Grupo Vozes Especiais atua há mais de 18 anos na formação de coralistas atípicos e visa proporcionar aos profissionais da educação em geral e entusiastas, o contato com uma perspectiva de ensino ampla e inclusiva. 

As deficiências, especialmente as intelectuais, comumente causam dificuldades para a verbalização dos sons. E as ações do Grupo Vozes Especiais se desenvolvem no intuito de dar condições a essas "vozes especiais" de se apresentarem com beleza e talento, incluindo-os nos contextos artísticos e culturais da comunidade. 

O evento, patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS), gratuito, e voltado para todos os interessados no tema, totalizando seis horas de palestras com profissionais de diversas áreas de atuação. 

Para se inscrever, basta procurar a secretaria do Instituto Moinho Cultural, na Rua Domingos Sahib, 300, Porto Geral. Contato: (67) 3231-8436 e (67) 9988-4338

História

O grupo iniciou suas ações em meados de 2006, com a professora e piscopedagoga Sandra Helena, o maestro Marcos Alves, a terapeuta ocupacional Etna Gutierres e a regente assistente Silvana Alves, visando a articulação e o apoio técnico-operacional a coralistas com deficiências físicas e/ou intelectuais. 

Além dos fundadores do grupo, participam também outros voluntários com especializações nas áreas de música, educação especial, fonoaudiologia e demais áres pertinentes. 

Para os coralistas, subir em um palco, apresentar-se perante um público numeroso, receber reconhecimento na forma de aplausos é, com certeza, o grande alimento que fortalece sua alma e lhe dá forças para continuar superando o dia-a-dia. 

Cada apresentação é a prova de que as adversidades sociais podem ser superadas pelos atípicos se dado a eles oportunidade.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.