Geral

Imperatriz abre segunda noite de desfiles com homenagem a Ranulfo Galeano

12 FEV 2024 • POR Gesiane Sousa • 18h22
Carro dedicado a Xangô, entidade reverenciada por Galeano. - Foto: Capital do Pantanal

Com 600 componentes, quatro carros alegóricos e 14 alas, incluindo baianas, passistas, comissão de frente e bateria, a Imperatriz Corumbaense é a primeira escola a desfilar nesta noite de segunda-feira (12). O enredo, em homenagem a Ranulfo Galeano, destaca a vida do cigano imigrante que se formou professor de matemática, adorado em Corumbá.

Querido por muitos, além de professor, Galeano também era carnavalesco e foi entre a educação, as plumas e paetês, que o imigrande conquistou os corumbaenses até se tornar tema de carnaval neste 2024 com o enredo: “Ranulfo Galeano celebra em sinfonia de pardais, a mão que ensina, faz e canta”.

Na comissão de frente, ciganos encantam e interagem com elemento cenográfico, uma tenda cigana com altar de Santa Sara de Kaly. Na sua frente, uma moldura com a foto do homenageado Ranulfo Galeano.

Logo após o carro da comissão de frente, um tripé nas cores vermelho e dourado, com um grande coração traz escrito o nome da escola. O primeiro casal de mestre-sala e porta bandeira, ..., contemplam Tranca Rua, Maria Padilha e Guardiões. No carro abre alas, uma referência à Xangô, entidade reverenciada pelo homenageado.

A primeira ala é dedicada à Xangô, pai e rei, dono do coração. As baianas, fazem referência a uma das criações do homenageado: céu estrelado. Na segunda ala, ‘Sou Pantanal, Sou Corumbá’, representa o carinho do homenageado pela cidade. O pôr do sol pantaneiro ilumina a esperança de um amanhecer melhor, na terceira ala. 

O rei de bateria, vem representando a formação acadêmica de Galeano e a rainha, a Imperatriz da Educação. O mestre, José Ribeiro e os 55 ritmistas simbolizam a viagem de ouro. 

Na sequência, cinco passistas realizam o baile de máscaras da festa do Havaí. O segundo carro alegórico, ‘Orgulho em ser professor’, traz esculturas de coruja e livros, símbolos da educação.   

Viktoria, presidente da escola desceu a avenida a frente da agremiaão durante todo o trajeto. Foto: Capital do Pantanal

O amor pela educação também ganha destaque na quarta ala, que traz fantasias com um coração vermelho que abraça o coro dos componentes. Em ala dedica à Índia, a agremiação representa uma das criações carnavalescas do homenageado. 

Com referência a mais uma das criações de Galeano, a sexta ala traz índios sul-mato-grossenses, em exaltação aos povos originários. O segundo casal de mestre-sala e porta bandeira, faz referência a natureza plena como o sorriso de uma criança. 

A terceira alegoria da escola, traz o grande homenageado da agremiação, em carro dedicado ao Corumbaense Futebol Clube. Galeano vem vestido de cigano, acompanhado de seus netos. Outro destaque da alegoria é carnavalesca Fernanda Vanuccy e uma prima do homenageado.

A sétima ala, ‘Criação e Reciclagem’, faz referência ao dom de Galeano de reaproveitar materiais, com criações luxuosas. Na sequência, os antigos bailes de carnaval ocupam a passarela. 

Já na reta final do desfile, a ala ‘Cisne Negro’, traz uma das criações que o homenageado mais se orgulha, tendo a recriado mais de uma vez. Na última ala, ‘Flashback’, a música nostálgica da qual Galeano tanto ama.

Ficha técnica

Agremiação: GRES IMPERATRIZ CORUMBAENSE
Presidente: Viktoria Clemilson Pereira Medina
Vice-Presidente: César Corrêa
Tesoureiro: Jeferson
Fundação: 27/02/2007
Cores: branco, vermelho, amarelo e verde;
Enredo: Ranulfo Galeano celebra em sinfonia de pardais, a mão que ensina, faz e canta.
Total de alas (incluindo: comissão de frente, passistas, bateria e baianas): 14
Número de Alegorias: 04 carros alegóricos
Componentes: 600
Carnavalesco: equipe de carnaval
Autores do Samba Enredo: Renanzinho do Pará e Bk da Viola
Diretor Geral de Carnaval: Geraldo Albaneze
Diretor de Harmonia: Rogerio, Ricardo, Edivaldo, Rashid E Luciano
Diretores: Débora, Flaviane, Cleysley, André, Ísis, Suelen, Tahany, Thaty, Jorci
Interprete Oficial: Alexandre (Xandão), Paula Siqueira
Intérpretes Auxiliares: Helder, Denilson, Rafael
Músicos: Cavaco: Vinicius, Dudu.
Violão: Sabará
Mestre de Bateria: José Ribeiro
Total de componentes: 55
Mestre Sala e Porta Bandeira: Diogo e Júlia.
Coreografo da Comissão de Frente: professora Vanessinha
Aderecistas: Rhaylla, Thaty, Samir, Thalia, Hyara e Pedro
Costureiras (os): Jane e Edivaldo Ribeiro

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.