Geral

Major Gama agita a plateia com passeio pela história dos meios de comunicação

13 FEV 2024 • POR Gesiane Sousa • 00h30
Major Gama esbanjou criatividade com belas fantasias e carros bem acabados. - Foto: Capital do Pantanal

Com o enredo, “Fios de união: nossa pomba conectando um povo de fibra”, a escola de samba Major Gama conta a história dos meios de comunicação, elemento base para a evolução e existência da sociedade. A escola entra na avenida com aproximadamente 850 componentes, 21 alas, quatro carros alegóricos e dois tripés. 

Na comissão de frente, 12 bailarinos, abordam o período pré-histórico e as primeiras formas de se comunicar. As artes rupestres, encontradas nas cavernas, são o destaque do tripé que acompanha a comissão.

A primeira ala, a criação da mais antiga forma de escrita do mundo, pelos povos sumérios, que utilizavam argila para escrever. O primeiro casal de mestre-sala e porta bandeira, Douglas Salgueiro e Lohane Lemos, representaram o papiro, precursor do papel. 

A ala das baianas dá ênfase ao esplendor do Egito, berço da civilização mundial. O primeiro carro alegórico trás Thor, Deus da comunicação na civilização Egíptica. O alfabeto fonético e os romanos são os destaques das alas três e quatro. 

A rainha de bateria, Arianna Urquiza, é a personificação das cartas de amor e os 120 ritmistas da bateria são os pombos-correio, mensageiros no antigo Egito. A ala das passistas representam os índios americanos, que usavam da fumaça para se comunicarem.

Na sequência, os chineses e a invenção do papel, os indianos e sua forma de se comunicarem através das folhas secas de palmeiras. O segundo carro trás os mistérios e mitos com a conexão divina. 

A comunicação impresa entra nas alas de número sete, oito e nove. O segundo casal de mestre-sala e porta bandeira, representam o cinema como forma de comunicação traduzida em arte. O mestre-sala vêm de Charlie Chaplin e a porta bandeira vêm representando os filmes de suspense, com fantasia predominantemente laranja. 

A TV, caixa mágica que reúne famílias, é representada na ala 10. A acessibilidade através das Libras, na ala 11. A música na ala 12. O rádio na terceira alegoria, traz Carmem Miranda como grande destaque. 

Bateria representou os pombos correios, mensageiros no antigo Egito. Foto: Capital do Pantanal

A propaganda é lembrada por seus cartazes publicitários na ala 14 e o segundo tripé traz a comunicação do homem pantaneiro, através dos berrantes, comitivas e muito mais. 

A comunicação da nova era: computador, internet e celular, têm suas histórias contadas por três alas. Os fofinhos emoji, têm uma ala inteira dedicada essa moderna e jovem forma de se comunicar sem nem precisar escrever. 

A escola trás ainda os profissionais técnicos da internet, conectando as pessoas e encerra o desfile com o 4º carro alegórico ressaltando para a necessidade de preservar as comunicações interpessoais.  

Ficha tecnica

Agremiação: Grêmio Reacreativo e Escola de Samba Unidos da Major Gama
Fundação: 19/02/1989
Cores: Azul, branco, verde e amarelo
Presidente: Maurício Cesar (Xixo)
Enredo: “Fios de União: Nossa Pomba conectando um Povo de Fibra”
Carnavalesco: Kiro Panovitch
Direção de Carnaval: Dalton Rodrigues e Romel Jr.
Comissão de Carnaval: Mauricio Cesar/Silvania Santos/Dalton Rodrigues/Romel Jr.
Direção de Harmonia: Dalton Rodrigues
Intérpretes oficiais: Rodrigo Medeiros/Paula Siqueira/Hiltinho Correa/Evandro
Correa/Denilson Santos
Número de alas: 21
Número de alegorias: 04 (quatro)
Número de tripé: 02 (dois)
Número de componentes: 850
Mestre de bateria: Igor Medeiros
Número de ritmistas: 120 (cento e vinte)
Rainha de Bateria: Arianna Urquiza
1º Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: Douglas Salgueiro e Lohane Lemos
     

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.