Geral

Acadêmicos do Pantanal faz festa junina na avenida com homenagem à São João

12 FEV 2024 • POR Gesiane Sousa • 02h00
Já na comissão de frente, bailarinos dançaram a típica quadrilha que anima o Arraial do Banho de São João. - Foto: Capital do Pantanal

Com a promessa de transformar a Avenida do Samba em um grande Arraial, a Acadêmicos do Pantanal apresenta seu enredo: ''Banho de São João de Corumbá, Patrimônio Cultural e Imaterial do nosso Pantanal.'' A escola das cores verde, azul, branco e amarelo traz 500 componentes, divididos em 16 alas e quatro carros alegóricos. A bateria, regida pelo mestre Vinicius, desfilou com 70 ritmistas. A escola entrou na avenida já na madrugada destas segunda-feira (12) e foi a quarta agremiação a desfilar.

O Arraial do banho de São João da cidade de Corumbá é a maior festa junina do Estado de Mato Grosso do Sul e, um dos festejos sacroprofanos mais diferenciados do Brasil, que acontece no período de inverno. Em época de colheita do milho, de purificação e fertilidade do rio Paraguai, a festa enaltece as origens de Corumbá, com um cenário magnífico às margens do rio. O tradicional Banho de São João recebeu o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil em 2010 através do Decreto Nº 12.923.

A comissão de frente dá inicio ao desfile com Festa no Arraial, costume para agradecer a boa colheita. Na sequência, a escola do bairro Aeroporto, traz a benção de São João Batista no carro abre-alas. Representando o noivo e a noiva caipira, o casal de mestre sala e porta bandeira, Kelvin Alex e Diana Garcia, encantaram o público com bela fantasia e dança deslumbrante.

Na primeira ala, uma homenagem aos Árabes, pioneiros do Banho de São João, na sequência vêm referências a água sagrada do rio Paraguai, onde os fiéis batizam o santo todos os anos. A terceira ala traz o colorido das bandeirinhas das festas juninas, que logo em seguida se completam com as noites de junho, na ala de número quatro.

Letícia Rojas, madrinha da bateria, desfilou com todo o colorido das festas juninas. Foto: Capital do Pantanal 

A rainha da bateria, Letícia Rojas, veio para avenida representando o grito do 'Viva a São João!' e os ritmistas se tornaram festeiros ao santo. 

O segundo carro alegórico, faz referência aos tradicionais andores criados pelos festeiros para levar o santo até a margem do rio, onde ocorre o batismo do santo. Assim como Jesus foi batizado por João Batista nas águas sagradas do rio Jordão, o povo pantaneiro renova sua fé com o batismo do São João nas águas do rio Paraguai. 

Nas alas, cinco, oito e nove, a Acadêmicos do Pantanal recorda as brincadeiras festivas da época realizadas enquanto se dança quadrilha, além de fazer referência as músicas tradicionais do período festivo. 'Olha a chuva!'... 'Olha a cobra!'... 'O balão vai subindo...'.  Nas alas seis e sete, velas para iluminar a fé e flores para enfeitar o andor.

Na décima ala é a música festeira que anuncia a terceira alegoria da agremiação, em homenagem a viola de cocho, instrumento musical típico pantaneiro, considerado patrimônio imaterial de Mato Grosso do Sul.

Jackelyny Pazzolyny, carnavalesca da escola, foi destaque em um dos carros. Foto: Capital do Pantanal

Da 11ª a 15ª ala, a escola traz a culinária típica da época com maçã do amor, quentão, pipoca e milho cozido, além da brincadeira de 'pula a fogueira'. Já quase no encerramento do desfile, as baianas representam as festeiras de São João e o último carro alegórico encerra a noite com uma linda quadrilha junina, considerada no contesto, como a chama caipira, que mantém a tradição viva, sendo passada de geração em geração.

 Ficha técnica

Agremiação: Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Pantanal
Presidente: Nando Costa
Fundação: 25/07/2001
Cores: Verde, branco, azul e amarelo.
Enredo: "Banho de São João de Corumbá, Patrimônio Cultural e Imaterial do nosso
Pantanal".
Samba-Enredo: "Banho de São João de Corumbá, Patrimônio Cultural e Imaterial do
nosso Pantanal".
Carnavalesco: Jackelyny Pazzolyny
Autores do Samba: Alison Picanço , Lucas Donato e Dodô
Alas: 16
Número de Alegorias: 4 (quatro)
Componentes: 500
Componentes da Bateria: 70
Intérprete Oficial: Flavio do Cavaco, Pablinho, Alex e Moreira.
Mestre de Bateria: Vinicius
Mestre Sala: Kelvin Alex
Porta Bandeira: Diana Garcia
Rainha da Bateria: Letícia Rojas

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.