Geral

A Pesada encerra primeira noite de desfiles com homenagem ao Dr. Victor Rocha

12 FEV 2024 • POR Gesiane Sousa • 03h00
Homenageado desfilou no caro abre-alas da escola. - Foto: PMC

Homenageando a trajetória do médico corumbaens, hoje morador da Capital, Dr. Victor Rocha, A Pesada encerra a primeira noite de desfiles do Carnaval 2024, já na madrugada desta segunda-feira (12), com 18 alas e 1.100 componentes. A escola das cores azul, amarelo, branco e rosa dividiu seu enredo em quatro setores que abordaram a infância do menino até se tornar um dos médicos mastologista de maior renome no Estado.

O enredo “De Corumbá nasce o sonho de um pantaneiro, de Campo Grande a realização de um doutor – Victor Rocha, um menino sonhador”, conta a trajetória vitoriosa de quem saiu da sua terra natal para conquistar voos mais altos, se tornando uma personalidade reconhecida pelo bom trabalho e contribuição social com a criação da Casa Rosa, na Capital, onde mulheres recebem atendimento no diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Na comissão de frente, em referência a infância do homenageado, a agremiação traz bailarinos representando o projeto nacionalmente conhecido, “Doutores da Alegria”. Durante a coreografia, integrantes interagem com o primeiro tripé, uma maca hospitalar, que transporta um jovem paciente recebendo a alegria dos doutores palhaços.

Comissão de frente trouxe os 'Palhaços da Alegria'. Foto: PMC 

Na sequência, o primeiro casal de mestre-sala e porta bandeira, Wellinton Provenzano e Fran Ramalho, representam os deuses Morfeu e Hera. Na mitologia grega, Hera significa fertilidade, prosperidade na vida amora e é considerada a deusa dos sonhos. Morfeu, entre suas habilidades, era capaz de dar forma e tornar realidade as imagens dos sonhos. 

As baianas, com a figura de uma águia em suas cabeças, fazem referência a grande conquista profissional do menino em se tornou médico. Sonho, que aos olhos de muitos era considerado quase impossível. 

Novamente com base na mitologia grega, a rainha de bateria, dá vida a Iris. Deusa das cores, conhecida como mensageira dos deuses do Olimpo. O mestre da bateria Barcelona, Diego, vestido em dourado, representa o grande mágico das cores, protetor da deusa Iris. Em prata, os diretores de bateria se tornaram parteners. Os ritmistas, como os guardiões dos sonhos, com fantasias nas cores azul, vermelho e branco.

Entre as alas do primeiro setor, a Pesada dá destaque: a fauna e flora pantaneira; aos times de futebol do homenageado (Corumbaense, Corinthians e Vasco da Gama); o amor pela pesca que trás desde sua infância em Corumbá; a ligação do médico com o carnaval e a escola Pesada, onde desfilava todos os anos; a tradição e a cultura pantaneira com o Banho de São João.

No segundo setor, com três alas, quatro destaques e um carro alegórico, o enredo aborda a vida e as doenças, inimigas da saúde. A vida e morte são tratadas pela escola como irmãs gêmeas, caminhando lado a lado. A décima ala e o segundo carro da Pesada faz referência a formatura de médico e ao sonho realizado do menino que saiu de Corumbá.

Casal de mestre-sala e porta bamdeira representa os deuses Morfeu e Hera. Foto:  PMC

O terceiro setor, com quatro alas, uma alegoria e dois destaques, traz os primórdios da medicina, enraizada na ‘mãe-África’, através do conhecimento popular milenar das ervas medicinais, rezadeiras, curandeiros e benzedeiras. O terceiro carro da Pesada traz como destaque a entidade ‘Obatalá’, o mais respeitado, o pai de quase todos os orixás, criador do mundo e dos corpos humanos. 

No quarto e último setor, a agremiação traz suas três últimas alas, o quarto carro alegórico, quatro destaques e o segundo casal de mestre-sala e porta bandeira. As alas do quarto setor fazem homenagem aos Pajés como os médicos dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul, faz referência ao voo da águia como o sonho de ser médico e traz as crianças como os anjos da vida.

O segundo casal de mestre-sala e porta bandeira representam as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul e, o último carro alegórico homenageia o projeto Casa Rosa, na Capital do Estado, criado pelo Dr. Victor Rocha, que presta atendimento gratuito as mulheres vítimas de câncer de mama. 

Ficha técnica

Título do enredo: "De Corumbá nasce o sonho de um pantaneiro, de Campo Grande a realização de um Doutor. Victor Rocha, um menino sonhador".
G.R.E.S. A PESADA
Data de Fundação: 06/01/1970
Cores da Escola: Azul, Amarelo, Branco e Rosa.
Componentes: 1.100
Nº de Alas: 18
Presidente: Nei Colombo
Vice Presidente: Neidivaldo Colombo (Gugu)
Autor do Enredo: Neidivaldo Colombo (Gugu)
Carnavalesco: Roberto Padilha - Betinho
Diretora de Carnaval: Dulcinéa Colombo
Mestre Sala e Porta Bandeira: Wellinton Provenzano e Fran Ramalho
Mestre de Bateria: Diego Rojas
Diretores de Harmonia: Lylyane Mendes, Elson Carvalho
Cronometragem: Catharina Divina Oliveira Da Costa
Concentração: Neidivaldo Cosme F. Colombo (Gugu)
Dispersão: Flavius Damião Fernandes Colombo
Desenvolvimento Do Enredo: Paulo César - Cesar UIG
Desenvolvimento do Relise: Paulo César – César UIG
Compositor (Samba de Enredo): Paulo César (César UIG), Gugu das Candongas e Marquinhos do Banjo
Intérprete gravação/ CD - Ito Melodia (Unidos Da Tijuca)
 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.