Geral

Intérprete da Estação Primeira do Pantanal faz a ponte Rio-Corumbá pela 10ª vez

7 FEV 2024 • POR Gesiane Sousa • 13h03
Neste Carnaval, Anderson Bala canta samba de sua autoria na Estação Primeira do Pantanal. - Foto: Divulgação/Samba da Intendente

Anderson Pereira dos Santos, de 48 anos, natural do Rio de Janeiro, popularmente conhecido no meio do samba por Anderson Bala, está em Corumbá mais uma vez. Da sua primeira passagem pelo Carnaval Pantaneiro até este ano, já são 10 participações como intérprete. Sua primeira Escola na cidade foi a Império do Morro em 2012, no ano seguinte, pela Pesada e desde 2018 é o primeira voz da Estação Primeira do Pantanal.

“Se chega o Carnaval, e eu não venho para Corumbá, não tem graça!”, exclama o sambista carioca, que afirma vir não somente para trabalhar, mas também para rever os grandes amigos que fez na cidade.

Neste carnaval de 2024, na Estação Primeira, Bala canta samba-enredo de sua autoria, numa parceria com André do Cavado e Lucas Donato. A composição fala sobre o ciclo das águas do Pantanal. “O samba traz alertas para que as pessoas tenham mais cuidado com a natureza, pois sem ela não sobreviveríamos”, diz o compositor.

Anderson Bala está em Corumbá desde o Ensaio Técnico. Foto: Arquivo Pessoal

De família carnavalesca, Vila Isabel por parte de mãe e Salgueiro pelo pai, Anderson conta que sua trajetória no samba teve inicio no ventre. Aos 5 anos brincava no extinto bloco Garrafão do bairro, e nunca mais saiu desse universo. Ele fez parte de baterias, até que em 2006 teve sua primeira composição na Unidos da Jacarezinho, e foi um dos intérpretes da escola carioca cantando seu samba vencedor.  

“Naquela época, eu sempre brincava de cantar os refrões dos sambas enredo mais famosos nos pagodes por onde eu tocava, e em uma dessas ocasiões, elogiaram a minha voz, dizendo que era boa para cantar nas Escolas de Samba, eu não acreditava muito nisso, até que tive minha primeira composição vencedora e fui para o carro de som”, recorda Anderson.

Daí em diante, Bala se tornou intérprete e figura fácil nas escolas do Rio de Janeiro. Além da Unidos do Jacarezinho, está na sua quarta passagem pela Caprichosos de Pilares, e também já passou pela Viradouro, Império Serrano, Sossego, Arranco do Engenho de Dentro, Império Rubro Negro, Rocinha, Bangu, Império da Praça Seca, Flor da Mina do Andaraí, Vizinha Faladeira e Coroados de Jacarepaguá.

Neste Carnaval de 2024,  Anderson canta em Escolas de Samba do Rio Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, por Corumbá. 

Sobre sua maior conquista na carreira, o intérprete diz que ter suas composições cantadas na Marquês de Sapucaí é o seu maior orgulho. E que todos os anos trabalha para conquistar um lugar entre as Escolas do grupo especial do Carnaval no Rio de Janeiro.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.