Geral

Marinha do Brasil faz homenagem póstuma no sepultamento do Fuzileiro Naval Osório Xavier

6 DEZ 2023 • POR Ademar Cardoso para o Capital do Pantanal • 09h51
Osório Xavier foi maestro da Banda de Música da Marinha em Ladário e uma referência em disposição e trabalho. - Foto: Ademar Cardoso/Capital do Pantanal

O Vice-Almirante da Marinha do Brasil, Iunes Távora Said, Comandante do 6º Distrito Naval, sediado em Ladário, determinou a realização de homenagem póstuma no sepultamento do Fuzileiro Naval Osório Xavier. 

Uma delegação com 14 representantes, comandada pelo Tenente Seixas, e composta por 2 sargentos e 11 cabos e soldados, viajou de Corumbá a Campo Grande, a Capital de Mato Grosso do Sul, exclusivamente para fazer a homenagem. 

No cemitério, eles se perfilaram em ordem unida, carregaram o caixão e o cobriram com a Bandeira do Brasil, durante o trajeto. Antes do sepultamento, eles retiraram a bandeira, fizeram a dobradura militar e a entregaram ao, também Fuzileiro Naval, Osório Xavier Junior, diante das seis filhas do homenageado e de um seleto grupo de amigos e familiares. 

Na sequência, após manifestações religiosas de despedida, o corneteiro tocou o toque de silêncio para encerrar a homenagem póstuma. Osório Xavier Junior agradeceu a homenagem, em nome da família. 

Como era de se esperar, o sepultamento aconteceu em meio à comoção geral. Foi realizado às 10h desta terça-feira, no Cemitério Jardim das Oliveiras, zona sul da Capital. Osório Xavier faleceu na última segunda-feira, dormindo.  

O Fuzileiro Naval Osório Xavier serviu a Marinha do Brasil durante 30 anos, sem qualquer alteração negativa em sua ficha. Não chegou atrasado, sequer um dia de serviço e atuou como Maestro da Banda, entre outras missões. 

Nasceu na Bahia, entrou para a Marinha no Rio de Janeiro, mas viveu a maior parte dos seus 94 anos de idade (completados no último dia 23 de novembro), em Corumbá, Mato Grosso do Sul. 

Foi lá que criou, abnegadamente, a Banda Municipal de Música da Prefeitura, implantou o Clube Social de Lazer Lago Azul e fundou uma cooperativa que chegou a beneficiar mais de mil famílias, com diversos produtos a menor preço. 

Osório Xavier foi casado com Gonçalina Alves Xavier, uma das integrantes da família que criou, implantou e realiza a tradicional Festa do Morro de Santa Cruz há 154 anos, em Corumbá/MS. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.