Geral

Segunda-feira amanhece com chuva e tem possibilidade de tempestades com queda de granizo

A chuva cai desde as 4 horas da madrugada em Corumbá

4 DEZ 2023 • POR Gesiane Sousa • 08h05

A semana começa como terminou a anterior: tempo instável e com chuva. Essa segunda-feira (4) pode ter tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, segundo prevê o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) para Mato Grosso do Sul.

De acordo com a coordenadora do centro, a meteorologista Valesca Fernandes, o motivo de tal instabilidade é o avanço de uma frente fria oceânica, combinada com o intenso fluxo de calor e umidade vindo da Amazônia. Além disso, o deslocamento de cavados e a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai formam a combinação que gera tal cenário.

Os dados do Cemtec apontam que os maiores acumulados de chuva nesta segunda-feira estão previstos para porção sul do Estado. Os termômetros devem variar entre 22°C e 31°C nas regiõe sul, leste, norte e pantaneira, enquanto no Bolsão e sudoeste fica entre 22°C e 34°C. Já em Campo Grande, a temperatura mínima prevista é de 22°C e a máxima de 29°C.

Em Corumbá chove forte desde as 4 horas da madrugada e a cidade está sob alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). De acordo com o Instituto, a chuva deve cair entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm no dia, os ventos intensos devem atingir de 40 a 60 km/h e deve ocorrer queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Apesar do alerta, e da previsão de chuva com trovoadas duramte todo o dia, o corumbaense pode enfrentar tempo abafado com máxima de 36°C.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.