Geral

Bira diz que parceria com a FIEMS reforça ações de práticas sustentáveis no Legislativo

9 NOV 2023 • POR Assessoria • 10h58
A Câmara Municipal de Corumbá é a primeira do MS a iniciar projeto de certificação das práticas sustentáveis proposto pela ONU. - Foto: Divulgação/Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Corumbá, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho, Bira, afirmou que a parceria oficializada na quarta-feira, 8, com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMS), é de estrema importância para o Legislativo Corumbaense, visando a implantação de práticas sustentáveis, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O contrato entre o Poder Legislativo de Corumbá e a FIEMS foi firmado na manhã de quarta-feira, e o trabalho será coordenado pelo Núcleo de ESG da Fiems e contempla diversas ações que envolvem capacitação e desenvolvimento de pessoas, realização de eventos e ações voltadas aos públicos interno e externo da Câmara Municipal, a primeira do Estado de MS a desenvolver o programa.

Bira destacou que o contrato firmado vem ao encontro de ações que já estão em andamento no Poder Legislativo local. Disse isso se referindo ao projeto já em desenvolvimento na Casa de Leis com foco na produção de energia solar, por meio da implantação de painéis fotovoltaicos. 

“Já estamos trabalhando pensando no futuro com o desenvolvimento de projeto a partir de painéis fotovoltaicos, atendendo assim, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que é a produção de energia limpa”, lembrou.

O presidente da Câmara celebrou o fato de a Câmara de Corumbá sair na frente e ser a primeira a estabelecer parceria com a FIEMS. “Estamos na vanguarda das ações de sustentabilidade promovidas pelo poder público em todo o Estado, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela Organização das Nações Unidas a líderes mundiais, para que, coletivamente, a humanidade possa dissociar o crescimento econômico da pobreza, da desigualdade e das mudanças climáticas”, lembrou.

Disse que a Câmara atravessa um momento importante e que a assinatura do contrato foi resultado de um trabalho iniciado em julho, quando da primeira reunião com integrantes do Núcleo ESG da FIEMS, viabilizada pelo vereador Elinho Junior, que fez a ponte entre a Federação das Indústrias e a presidência da Câmara.

“É uma parceria importante e a FIEMS nos dará todo suporte técnico, seu conhecimento, seu know-how para implantação do programa e a Câmara de Corumbá passa ser a primeira do Estado a firmar um convênio desse tipo, voltado para a Gestão Pública”, comentou Bira.

O programa

O Programa Câmara Corumbá Sustentável (CCS) tem como objetivo estimular a implementação de práticas sustentáveis, em consonância com a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

O documento assinado visa promover a capacitação, qualificação e incorporação de práticas sustentáveis e adoção de critérios ESG no âmbito das atividades da Câmara Municipal de Corumbá, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Núcleo de Sustentabilidade e ESG da FIEMS.

O desenvolvimento socioeconômico sustentável demonstra-se cada vez mais relevante no cenário nacional atualmente, seja através da elaboração de leis, decretos e/ou parcerias, no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa. E nesse contexto, no município de Corumbá, não será diferente.

Para tanto, se torna essencial que os legisladores e colaboradores da Câmara Municipal sejam qualificados para acompanhar as mudanças que este cenário exige, bem como capacitados para avaliar as especificidades da região e cumprir seus objetivos previsto na Lei Orgânica do município.

O projeto, denominado Câmara Corumbá Sustentável, tem o objetivo de capacitar todo o corpo do legislativo municipal, conectando a instituição a diversas redes de apoio conceituadas nas áreas de Sustentabilidade e princípios ESG, bem como implementando práticas sustentáveis já aderidas por diversos órgãos públicos do país.

O objetivo deste trabalho é transformar a sociedade corumbaense por meio de um trabalho conjunto da Câmara Municipal, da FIEMS e de todos os atores envolvidos, de maneira a atender o disposto nos artigos 6º, 7º, 42º e 43º da Lei Orgânica do Município de Corumbá, que trata dos objetivos fundamentais e competências do Município e da Câmara.

O projeto não se limita apenas a qualificar os colaboradores da Câmara, mas também transformar a cidade de Corumbá em um local melhor para todas as partes interessadas.

A responsabilidade pela coordenação e execução do projeto está atribuída a FIEMS, que se compromete a realizar todas as ações necessárias para alcançar os objetivos e benefícios estabelecidos no planejamento e cronograma previstos.

O contrato

A assinatura do contrato ocorreu durante ato na Casa da Indústria, em Campo Grande e foi um marco para a Câmara Municipal de Corumbá, a primeira do Mato Grosso do Sul a adotar um importante programa da FIEMS e iniciar um projeto de certificação das práticas sustentáveis, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela Organização das Nações Unidas.

O ato contou com as presenças do presidente do Legislativo corumbaense, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira); do vereador Elinho Junior, que trabalhou de forma intensa para colocar o programa em prática em Corumbá; Luiz Crosara Junior, vice-presidente da FIEMS; Robson Del Casale, chefe de gabinete da presidente da Federão, e Cláudia Borges, coordenadora do Núcleo ESG da FIEMS.

O trabalho será coordenado pelo Núcleo de ESG da Fiems e contempla diversas ações que envolvem capacitação e desenvolvimento de pessoas, realização de eventos e ações voltadas aos públicos interno e externo da Câmara Municipal.


Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Patanal.