Geral

Homenagens à Nossa Senhora movimenta devotos em Corumbá

12 OUT 2023 • POR Gesiane Sousa • 09h22
Devotos de Nossa Senhora Aparecida celebram a Santa desde as primeiras horas do dia. - Foto: Divulgação/Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Devotos de Nossa Senhora Aparecida se movimentam desde o início do mês para as homenagens que serão feitas neste 12 de outubro à padroeira do Brasil. Em Corumbá, a programação teve inicio ontem e segue durante todo o dia de hoje.

Em Corumbá, as festividades iniciaram as 6h, com Alvorada Festiva e missa com fiéis e devotos. Na sequência, a segunda missa do dia acontece as 8h, para convidados da comunidade de Nossa Senhora da Candelária.

Às 9h, uma carreata com a imagem de Nossa Senhora passa pelas principais ruas da cidade até a igreja Nossa Senhora de Caacupê, onde acontece missa às 10h.

Às 11h30, acontece almoço com show musical, e durante toda a tarde, até às 16h, serão celebradas missas com intervalos de uma em uma hora. Às 18h, uma procissão sai da igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima até a igreja de Nossa Senhora Aparecida, onde acontece a coroação da santa às 19h30. A partir das 20h, um show musical com queima de fogos e quermesse encerra a noite de celebração pela Santa padroeira do Brasil.

Nossa Senhora Aparecida

Em 1980, foi decretado oficialmente feriado da Padroeira do brasil.  A data surgiu depois de pescadores encontrarem a imagem da santa, considerada mãe de Jesus Cristo, em 1717, no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Nesse caso, Virgem Maria se difere das outras por ser preta e é relacionada a milagres até hoje. O primeiro foi no dia em que a santa apareceu.

Os católicos contam que o pescador João Alves retirou a imagem da rede, enrolou em um manto e nunca mais voltou para casa sem peixes. Por quinze anos a santa ficou exposta em Paraíba do Sul. Ganhou fama, em 1888 foi para a antiga Basílica de Aparecida e em 1928 deu origem à cidade onde atualmente fica o Santuário de Aparecida, destino de fiéis que não medem esforços para mostrar a devoção em 12 de outubro.

“É um evento bonito e de festa, além de coincidir com a semana da vida, que nos ajuda a enfrentar o valor da dignidade da família. Essa devoção foi crescendo e se espalhando. Hoje a santa está no maior centro religioso da Igreja Católica do Brasil. Por ano, são 8 milhões de fiéis visitando o local. Por isso estaremos todos em comunhão", diz Dom Dimas.