Geral

Retomada da operação Ágata apreende 128 kg de cocaína e 16 kg de skank

24 SET 2023 • POR Assessoria • 12h40
As apreensões foram realizadas neste fim de semana. - Foto: Divulgação/MB

Após serem retomadas as ações do Comando Conjunto Ágata Oeste (CCj Ágata Oeste), que envolve Formas Armadas e Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF), foram apreendidos, neste fim de semana, 128 kg de cocaína e 16 kg de skank na área da operação, que ocorre nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Neste fim de semana, também ocorre, no município de Porto Murtinho-MS, diversas Ações Cívico-Sociais, tais como atendimentos médico e odontológico (restauração e limpeza), palestras socioeducativas, corte de cabelo, manicure, doação de roupas, exposição de materiais dos Fuzileiros Navais e pintura de rosto infantil.

O Navio-Transporte Fluvial “Almirante Leverger” também faz parte da programação do evento, com visitação pública para crianças e adultos. O CCj Ágata Oeste foi ativado pelo Ministério da Defesa em apoio aos OSPF e conta com a participação da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Área Brasileira. Durante a Operação, são realizadas ações preventivas e repressivas contra delitos transfronteiriços e crimes ambientais, fortalecendo a presença do Estado nas faixas de fronteiras dos Estados de MS e MT.

Participam da Operação Ágata Oeste 2023 a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal (RFB), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Polícia Militar Ambiental (PMA) e Grupo Especial de Fronteira (Gefron).