Geral

Reunião na comunidade Antônio Maria Coelho trata de melhorias para a região

18 AGO 2023 • POR Gesiane Sousa • 10h36
Encontro busca alcançar melhorias através da parceria entre município e poder privado. - Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (16), a comunidade rural de Antônio Maria Coelho (AMC), localizada na borda oeste do rio Paraguai, a 45 km da área urbana de Corumbá, recebeu representantes das mineradoras J&F, Vétria e Vetorial, além do vereador Nelsinho Dib, para tratar das demandas e melhorias para a região.

O encontro na comunidade dá continuidade as trativas iniciadas em junho desde ano, quando o vereador Nelsinho Did apresentou reinvindicações dos moradores na Câmara. No mês seguinte, em julho, representantes do Maria Coelho se reuniram com o prefeito Marcelo Iunes, e puderam apresentar as dificuldades enfrentadas por quem mora na comunidade rural, de tradiação e grande importância histórica para o município.

O vereador Nelsinho Did, também presente na reunião, considerou o encontro de maneira positiva, “a reunião foi importante para buscar uma solução para os problemas que afligem os moradores de Maria Coelho, conforme solicitações feitas por mim na Câmara, após uma visita à comunidade, onde pudemos sentir de perto os problemas que afetam a população”, informou Nelsinho.

Entre as demandas apresentadas pelos moradores estão: o tratamento e rede de distribuição de água; a disponibilização de uma escola para atender as crianças, evitando longos deslocamentos; melhor atendimento no setor de saúde e área de esporte e lazer.

Representantes das mineradoras que atuam n a região participaram da reunião. Foto: Divulgação

Pedidos na Câmara

Em junho, o vereador fez uma série de reivindicações aos órgãos públicos para atender moradores de Maria Coelho. Cobrou posicionamento das autoridades locais visando solucionar problema de fornecimento de água tratada, citando ser uma situação antiga que se agravou devido à redução do volume hídrico dos principais córregos da região, entre eles o Piraputangas, em decorrência, conforme se tem notícia, da implantação de poços profundos perfurados para obter água visando lavagem do minério.

Solicitou a realização de estudos visando a implantação de um espaço público para esporte e lazer, inclusive com uma academia de ginástica ao ar livre, que será de extrema importância para os moradores, crianças, jovens, adultos e idosos.

Outro pedido foi a realização de estudos necessários para a construção de uma escola na região visando atender principalmente as crianças que estudam fora da comunidade, nas escolas Carlos Cárcano, no Assentamento Urucum, ou Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, no Distrito de Albuquerque. Ressaltou ainda que, enquanto a escola não é construída, é preciso oferecer condições adequadas no espaço onde, atualmente, funciona como uma unidade educacional.

Reivindicou a disponibilização de atendimento médico com mais frequência na unidade de saúde local, assim como serviços de manutenção do sistema hidráulico do prédio, como forma de solucionar problemas como falta de água nas pias e sanitários.