Geral

Memorial do Homem Pantaneiro tem evento gratuito sobre Patrimônio Cultural

16 AGO 2023 • POR Assessoria, IHP • 11h00
As atividades acontecem todas no dia 17, quinta-feira, das 14h às 16h. - Foto: Divulgação/IHP

No dia 17 de agosto há a comemoração do Dia do Patrimônio Cultural e em Corumbá haverá evento gratuito para a população participar no Memorial do Homem Pantaneiro (Ladeira José Bonifácio, 172, Porto Geral), programa que é mantido pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP).

A programação envolve atividades para valorizar o Banho de São João de Corumbá, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, destacando as festeiras que promovem essa tradição centenária na região do Pantanal. Ainda haverá bate-papo para abordar os bens patrimoniais que estão presentes nesse território.

A organização do evento é do Ministério da Cultura, do Governo Federal, e a realização é do Instituto Homem Pantaneiro (IHP). Ainda integram a promoção das atividades a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e a Fundação de Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá.

As atividades acontecem todas no dia 17, quinta-feira. Das 14h às 16h haverá a presença de festeiras de São João de Corumbá e Ladário presentes no Memorial do Homem Pantaneiro para contarem as fortes raízes da tradição na preparação da festa. Essa programação é chamada de “Festeiras de São João – o papel feminino na manutenção do Patrimônio Cultural Imaterial Banho de São João”.

Das 16h às 17h30, haverá a “Interdisciplinaridade do Patrimônio Cultural: Bens Patrimoniais e a Conservação do Território Pantaneiro”. Nessa atividade, os enfoques são tratar sobre o modo de fazer da viola de cocho, o engajamento na celebração do Banho de São João. A socióloga no IHP Wanessa Rodrigues, especialista em Patrimônio Cultural, vai promover a conversa com o público presente e estudantes.

Para participar, não é preciso retirar ingresso antecipadamente. A entrada é livre e basta o público interessado ir ao Memorial do Homem Pantaneiro.

História do Dia do Patrimônio Cultural

O advogado, escritor e jornalista Rodrigo Melo Franco de Andrade foi o grande responsável pela criação, em 1937, do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), atualmente Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que tem uma unidade instalada em Corumbá, no Porto Geral. A data é celebrada para homenageá-lo.

Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 17 de agosto de 1898, em Belo Horizonte (MG), pai de Joaquim Pedro de Andrade e filho mais velho de Rodrigo Bretas de Andrade e Dália Melo Franco de Andrade.

O período em que Rodrigo esteve à frente da instituição de proteção ao patrimônio nacional, que vai de 1937 a 1967, ficou conhecido como fase heróica, refletindo a importância do trabalho realizado. O legado de Rodrigo Melo Franco é tão grande que é impossível entender o Patrimônio sem conhecer e compreender sua personalidade e atuação. Ao término de sua gestão, a instituição estava consolidada, reconhecida no país e internacionalmente pelo êxito de suas ações e realizações voltadas à preservação do Patrimônio Cultural.

As informações são do Iphan.

Mais programação no Memorial do Homem Pantaneiro

O Memorial do Homem Pantaneiro tem outra programação de atividades entre os dias 21 a 25 de agosto. As atividades, também gratuitas, são educativas e acontecem dentro do Projeto Saberes Pantaneiros – Mestre artesão Matias Silva, financiado por meio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul.

As atividades serão realizadas entre os dias 21 a 25 de agosto de 2023 pelo mestre artesão Matias com apoio do Memorial e parceria do Moinho Cultural.

O Mestre Matias irá explicar aos jovens sobre algumas materialidades da cultura pantaneira: carro de boi; acessórios de montaria, como trançar couro, curtir o couro, elementos da Comitiva Pantaneira e outros. As atividades acontecem no período da manhã, entre 8h30 e 10h30; e à tarde, entre 14h30 e 16h30.

Sobre o IHP

Com mais de 20 anos de atuação, o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) compartilha com a sociedade os desafios para a conservação do Pantanal e toda sua biodiversidade. O Instituto é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na produção de natureza no bioma Pantanal, com respeito à história e à cultura local. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se a gestão de áreas protegidas, o apoio a pesquisas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse nas áreas.

Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área.

Os programas e projetos permanentes que o Instituto atua são Rede Amolar, Cabeceiras do Pantanal, Amolar Experience, Felinos Pantaneiros, Memorial do Homem Pantaneiro, Brigada Alto Pantanal e Estratégias para Conservação da Natureza. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/. O IHP também integra o Observatorio Pantanal.