Projeto oferece oficina de modelagem em argila para artesãos de Ladário
24 MAI 2023 • POR Gesiane Sousa • 10h19O Projeto “Mãos que Criam pelo Mato Grosso do Sul”, da Fundação de Cultura do Estado, em sua edição de 2023, chegou a Ladário, com a oficina “Modelagem de Argila dos Bichos do Pantanal”.
A oficina é realizada até o dia 30, em parceria entre as Fundações de Cultura e Turismo do Município e está sendo ministrada pelo instrutor e artesão Rodrigo Avalhães, na Associação dos Militares da Reserva da Marinha, que ensina todos os aspectos da escultura em cerâmica, da modelagem à queima.
A família de Rodrigo é composta por artesãos, que criaram esculturas em cerâmica que se tornaram símbolo do Estado como as onças, araras e tuiuius que são vendidas na Casa do Artesão de Campo Grande e fora do Estado. O artesão participou ainda do projeto “Sapicuá Pantaneiro”, que nasceu em 2003 com o objetivo de resgatar, desenvolver e incentivar o artesanato da região do Pantanal de Mato Grosso do Sul, preservando a natureza, a cultura e suas tradições.
Para diretor-presidente da Fundação de Cultura, Lucas Navarro, o artesanato preserva tradições e técnicas ancestrais, transmitidas de geração em geração.
“Ao criar peças artesanais, mantemos vivas práticas e conhecimentos que fazem parte da nossa história e identidade cultural. E ao apoiar o artesanato, estamos impulsionando a economia local e contribuindo para a sustentabilidade do município”, colocou Lucas.
Diretor-presidente da Fundação de Turismo, Alexandre Orichuela, destaca que a oficina permitirá a formação local de profissionais artesãos aptos a fomentar o emprego e geração de renda, criando produtos que são vendido para os turistas que visitam a cidade.
Josileni Campos Moraes, artesã há mais de 20 anos, viu aa oficina uma maneira de se reciclar, "uma oportunidade pra gente que é artesã melhorar, uma vez que a maior parte das nossas obras, que a gente é acostumada a fazer não tem muita saída aqui, e essa é uma chance da gente aprender novas artes pra poder ter um futuro”.
* Com informações da Assessoria PML