Geral

Festa de Cosme e Damião pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial de Corumbá

16 MAI 2023 • POR Gesiane Sousa • 09h50
A fé e devoção do povo corumbaense pelos gêmeos São Cosme e São Damião foi tema do desfile da escola A Pesada no carnaval deste ano. - Renê Marcio Carneiro/Arquivo PMC

Os festejos de São Cosme e São Damião podem se tornar Patrimônio Cultural Imaterial de Corumbá, isso é o que pretende o vereador Nelsinho Dib, que nesta segunda-feira (15), apresentou um Projeto de Lei nesse sentido, como forma de homenagear devotos e abnegados festeiros, pela continuidade da devoção, conservando uma tradição na cidade.

O Dia de São Cosme e São Damião é celebrado em 27 de setembro e, nesta data, as ruas da cidade ficam tomadas pelas crianças que, saem em busca de guloseimas distribuídas por devotos dos Irmãos Santos, mantendo uma tradição na região pantaneira. Bastam alguns estampidos de fogos de artifícios para formações de filas em frente às casas dos devotos que distribuem sacolinhas com doces, bolos e outras guloseimas.

O dia de Cosme e Damião atrae filas nas casas dos devotos que distribuem doces. Foto: Gilson Star

A devoção por Cosme e Damião em Corumbá é tão forte que no Carnaval deste ano, a escola de samba A Pesada, entrou na avenida com o enredo: “São Cosme e São Damião, que a doçura e a inocência da criança invadam os nossos corações”.  A Pesada fez uma verdadeira homenagem a fé, devoção e a tolerância religiosa.

Projeto de Lei é de autoria do vereador Nelsinho Dib. Foto: Divulgação

E é essa tradição que Nelsinho busca manter tornando a festa de São Cosme e São Damião, um Patrimônio Cultural Imaterial da cidade, por meio de uma Lei que autoriza o Poder Público Municipal a realizar eventos e festividades cabíveis, visando a divulgação dos festejos.