Geral

Policiamento nas escolas públicas e privadas é reforçado na região

11 ABR 2023 • POR Gesiane Sousa • 09h55
Viaturas da PM reforçaram as rondas nas regiões das escolas em Corumbá e Ladário. - Divultgação/PM

Em Corumbá e Ladário, a Polícia Militar está realizando constantemente rondas escolares, bem como visitas, palestras e orientações nas instituições de ensino.

Desde a semana passada, quando o Brasil testemunhou o massacre em creche de Blumenau (SC), o medo do “efeito contágio” – ou seja, que novas escolas sejam alvo de ataques sangrentos – se espalha a cada dia com mais rapidez. Nas redes sociais, postagens, muitas delas falsas, alardam a situação e divulgam "ameças" de chacinas, que terminam sendo compartilhados por pais e responsáveis, que na intenção de protegerem os filhos, terminam contribuindo para espalhar o caos. 

Além das rondas, policiais têm feito palestras nas escolas. Foto: Divulgação/PM

Em Corumbá, um caso real de violência, ocorrido no dia 29 de março, quando aluna da Escola Estadual Nathércia Pompeu, feriu com faca uma colega de classe, por desentendimento fútil, mostrou o quanto é frágil a segurança nas escolas.

O assunto tem sido discutido pelo governo do estado com os órgãos de justiça e segurança pública, e um novo plano de segurança para as escolas deve ser apresentado nesta quarta-feira (12). 

Enquanto isso, em Corumbá, após casos de ataques e violências nas escolas, a comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Letícia, intensificou o policiamento em todas as escolas, públicas e privadas, com o objetivo de proteger a comunidade escolar, garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes, professores e demais profissionais da educação.

A Agência Municipal de Trânsito e Transportes de Corumbá (AGETRAT) também têm apoiado a força-tarefa com fiscalização de trânsito escolar nos horários de entrada e saída para garantir que os estudantes, pais e servidores cheguem à escola com segurança.

“Por semana realizamos mais de 40 visitas em escolas públicas e privadas. A equipe tem recebido várias palavras de apoio enquanto fazem o trabalho, pois para os pais, a presença dos profissionais em frente a unidade escolar aumenta a sensação de segurança”, contou o diretor-presidente da AGETRAT, Paulo André de Araújo Júnior.

Em vídeo, sargento Mário Freitas, policial militar há 13 anos, pede que a população confie na Polícia Militar. "Continuem levando seus filhos para a escola e mantenham a calma, a comandante do 6º BPM, tenente coronel Letícia, já reforçou o policiamento, estamos trabalhando 24 horas para que as crianças possam ir e voltar das escolas com segurança".

Denúncias podem ser efetuadas pela Central 190.