Geral

Fronteira com a Bolívia é parcialmente aberta para veículos pequenos

10 NOV 2022 • POR Gesiane Medeiros • 13h18
Somente carros e motos podem atravessar a fronteira, das 4h às 9h da manhã. - Évelin Costa

Após ficar fechada por 20 dias, a fronteira entre Brasil e Bolívia, por Corumbá, manifestantes permitiram a abertura parcial nesta quinta-feira (10). O acesso entre os países está permitido aos carros de pequeno porte e motocicletas, das 4 às 9 horas da manhã. Caminhões continuam impedidos de atravessarem.

A decisão em abrir parcialmente a fronteira, partiu dos manifestantes que viram a necessidade dos brasileiros em irem do outro lado da fronteira para abastecer, assim como os bolivianos, que precisam ir até Corumbá comprar mantimentos. 

Na noite desta quarta-feira (9), foi realizada uma reunião com o governo boliviano, que decidiu manter o censo para 2024.

Diversos setores de Corumbá setem os reflexos do fechamento da fronteira. Supermercados, comércio e turismo sofrem prejuízos em um efeito dominó, porém o principal prejudicado é a exportação, segundo a Receita Federal, ao menos 600 caminhões brasileiros deixaram de levar produtos para o país vizinho, o bloqueio soma um projeuízo de milhões à exportação brasileira.