Geral

Comissão técnica conclui que Censo na Bolívia pode ser antecipado em apenas um mês

9 NOV 2022 • POR Gesiane Sousa com informações do El Deber • 08h39
Sergio Cusicanqui, ministro do Planejamento da Bolívia, comunicou as conclusões da comissão durante coletiva de imprensa na manhã de hoje. - Reprodução de Vídeo

A comissão técnica de Trinidad (Beni/Bolívia), concluiu após quatro dias de trabalho, que é viável realizar o censo em março ou abril de 2024. A conclusão foi comunicada na manhã de hoje (9) ao ministro do Planejamento da Bolívia, Sergio Cusicanqui. 

O resultado surpreendente, que será enviado ao presidente Luis Arce, vem após o abandono da discussão por representantes de Santa Cruz, Beni, Tarija e La Paz, e a radicalização da greve, que já soma 19 dias. 

“O que a comissão técnica estabelece é que é possível que a data estabelecida no calendário do INE (Instituto Nacional de Estatística) possa ser reduzida em cerca de um mês, estabelecendo mais ou menos um intervalo entre março e abril de 2024 (para o censo)”, indicou a autoridade.

O Decreto Supremo 4760, que ainda está em vigor, especifica que a contagem nacional seja entre maio ou junho de 2024, ou seja, o trabalho técnico permitiu que a data fosse reduzida em cerca de um mês, quando a exigência das regiões era para antecipar o Censo para 2023.

Minutos antes das 04h00, o ministro comunicou as conclusões, nas quais se destaca que o recrutamento e formação de agentes censitários pode ser reduzido em um mês; 20 dias para imprimir o questionário e 10 dias para contratar a empresa de digitalização.

“Na tabela que analisou a atualização cartográfica estatística, levando em consideração as variáveis sugeridas, foi proposta a redução do prazo da atividade entre seis e quatro meses, como resultado do exercício da proposta dos três subcomitês, que estabeleceu a possível modificação da data do censo, que pode ser reduzida em um mês ”, acrescentou.

Em relação ao abandono de quatro comitivas, Cusicanqui lamentou que isso tenha ocorrido no momento da análise abrangente dos resultados. "Acreditamos que através do trabalho e das conclusões, o objetivo declarado é cumprido e desta forma podemos avançar para dar tranquilidade de pacificar o país ", concluiu.