Presidente da Bolívia convoca reunião sobre o Censo na sexta-feira
25 OUT 2022 • POR Redação com El Deber • 17h22O Presidente da Bolívia, Luís Arce, lançou nesta terça-feira (25) uma convocação para o 'Encontro Plurinacional para um Censo com Consenso', que se realizará sexta-feira (285), em Cochabamba, o compromisso foi afirmado ontem com os sectores sociais ligados ao Governo de Santa Cruz.
De acordo com o convite, governadores, prefeitos, autoridades indígenas e autônomas e reitores de universidades públicas podem participar do evento, quando a região de Santa Cruz completa quartro dias de greve por tempo indeterminado para que o levantamento nacional seja realizado em 2023.
"Reafirmando nossa vocação democrática em busca de soluções, convocamos governadores, prefeitos, autoridades de autonomias rurais indígenas, da região autônoma do Chaco e reitores do sistema público, ao Encontro Plurinacional para um censo consensual", postou em sua rede social contas de mídia.
Acrescenta que a iniciativa acontecerá "recolhendo a proposta dos sindicatos, organizações sociais, setores econômicos e produtivos, nações indígenas, profissionais liberais, universitários e pessoas com deficiência, reunidos em Santa Cruz", que rejeitam a greve.
Em reunião semelhante, no âmbito do Conselho Nacional de Autonomias, foi definido o adiamento do censo para maio ou junho de 2024, por sugestão de alguns governadores e prefeitos. O governador de Santa Cruz, Luis Fernando Camacho, não participou dessa nomeação, o que deu origem ao Decreto Supremo 4760. No entanto, a convocatória atual também inclui prefeitos e reitores de casas de ensino superior.