Geral

Missa celebra o Dia Municipal dos Salesianos e a canonização de Santo Artêmides Zatti

21 OUT 2022 • POR Assessoria • 13h06
O Santuário Nossa Senhora Auxiliadora ficou lotado de fiéis e pessoas da comunidade corumbaense. - Divulgação

A Comunidade Salesiana de Corumbá celebrou na última quarta-feira (19), o Dia Municipal Salesiano que é comemorado no dia 18 de outubro e também a canonização de Santo Artêmides Zatti. A Santa Missa foi presidida pela Vossa Excelência, o Bispo Dom João Aparecido Bergamasco, da Diocese de Corumbá, e foi concelebrada pelo Padre João Neto – representando a Família Salesiana, Padre Khac – representando os sacerdotes da Diocese e o Diácono Anselmo.

O Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora ficou lotado e recebeu colaboradores, educandos, ex-alunos e membros das comunidades. Na homilia, Padre João Neto disse que para amar como Jesus nos ensina, é comportar-se como bom samaritano. “A parábola, deve induzir-nos a transformar a nossa mentalidade segundo a lógica de Cristo, que é a lógica da caridade: Deus é amor, e prestar-lhe culto significa servir os irmãos com amor sincero e generoso”, disse. Alinhando com a vida do Santo Zatti, que com a cura da tuberculose, começou a servir a Deus ajudando pessoas com amor e ternura, como forma de agradecimento.

“Santo Artêmides Zatti foi o salesiano que por causa de sua doença descobriu o grande valor de sua vocação. A sua vida e vocação nos falam do grande valor da consagração na vida religiosa. Somos salesianos de dom Bosco e vivemos um estilo de vida evangélica ao serviço dos pequeninos e dos pobres”, finalizou.

No final da celebração, Nossa Senhora Auxiliadora foi homenageada com cantos e a tradicional coroação, que envolveu crianças, jovens e adultos para agradecer a Mãe de Jesus pela intercessão na vida dos padres, irmãos e leigos da Família Salesiana. Padre João agradeceu ao Bispo por estar presente em um dia que ficou marcado na vida da comunidade corumbaense.

Santo Artêmides Zatti foi o salesiano que por causa de sua doença descobriu o grande valor de sua vocação. Foto: Divulgação

Dia Municipal do Selesiano

Foi instituída pela Lei Ordinária 909, de 28 de agosto de 1984, com a intenção de valorizar o trabalho social, educacional e religioso em Corumbá. Os Salesianos estão presentes na região desde 03 de abril de 1899 e desde então, continuam na missão ensinada por São João Bosco: Formar bons cristãos e honestos cidadãos.
Atualmente, a Família Salesiana de Corumbá é formada pelas seguintes presenças: Colégio Salesiano de Santa Teresa, Faculdade Salesiana de Santa Teresa, Cidade Dom Bosco, CAIJ, Paróquia São João Bosco, Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, Comunidade São Pedro e as Comunidades Rurais, Salesianos Cooperadores, Ex-Alunos e a Articulação da Juventude Salesiana.