Geral

Bombeiros conseguem apagar incêndio de grande proporção em Nabileque

6 OUT 2022 • POR Redação • 10h54
Combate ao incêndio durou três dias. - Divulgação / Bombeiros

No início da tarde de quarta-feira (5), as Guarnições de Combate a Incêndio Florestal (GCIF) conseguiram extinguir as chamas na operação contra o foco de maior proporção presente na fazenda Cristo Redentor, na região do Nabileque, após três dias de combate. 

Após a extinção do incêndio, as equipes realizaram o rescaldo e um novo monitoramento na região, com a finalidade de apagar todos os focos remanescentes que possam reacender as chamas. Segundo dados dos satélites, 661 hectares foram queimados na região, que fica às margens da rodovia BR-262.

Com a finalização da operação, as GCIF retornaram à base da Operação Pantanal, situada em Corumbá, onde se encontram em prontidão caso algum outro local precise da intervenção do Corpo de Bombeiros Militar.

A guarnição oriunda do posto avançado de Porto Murtinho esteve no local de um dos focos de calor da região e constatou que se tratava de limpeza de uma área de vegetação, as conhecidas "leiras". O proprietário afirmou que possuía autorização para a queima, porém, de acordo com o Decreto 11.100 de 22 de junho deste ano, as autorizações para o uso do fogo estão suspensas.

No processo de combate aos incêndios florestais, o planejamento é fundamental para que o fogo seja controlado no menor tempo possível, com segurança e menor área queimada, minimizando os efeitos sobre os componentes do ecossistema atingido, em função disso, a equipe da Sala de Situação acompanha constantemente a evolução de outros focos de calor presentes na região pantaneira.

 

* Informações dos Bombeiros