Geral

Novos focos de incêndio surgem em áreas de difícil acesso no Pantanal

4 OUT 2022 • POR Gesiane Sousa • 10h32
Foram identificados um total de nove focos de incêndios de ontem para hoje. - Divulgação / Bombeiros

A equipe da Sala de Situação da Operação Pantanal localizou nesta segunda-feira (3), através de sistema de monitoramento via satélite, um total de nove focos de calor. Uma Guarnição de Combate a Incêndio Florestal (GCIF), composta por quatro militares, foi acionada para deslocamento em direção às fazendas Mutum-Piúva, Baia das Conchas e Princesinha para verificar três focos de incêndio de maior proporção naquela região. 

Nas primeiras horas dessa terça-feira (4), foram direcionadas mais duas GCIF para o local, que é de difícil acesso, até mesmo para o maquinário de apoio. Os militares estão recebendo auxílio dos moradores e trabalhadores locais para conter o avanço das chamas. 

Paralelamente, está sendo constantemente monitorado o avanço de outros cinco focos, além de mais três focos localizados em áreas indígenas. 

A equipe do Sistema de Comando de Incidentes mantém a estratégia de monitoramento dos novos focos de calor, a presença de combatentes em bases avançadas e a prontidão de efetivo e materiais para mobilização imediata durante a operação, caso seja necessário.