Geral

Educadora do Moinho Cultural passa por imersão no Ateliescola Acaia, em São Paulo

4 OUT 2022 • POR Assessoria • 10h21
A imersão faz parte de uma parceria entre as duas instituições com o objetivo de aprimorar o trabalho desenvolvido na região pantaneira. - Divulgação

“Antes as aulas eram voltadas para o desenvolvimento psicomotor das crianças. Agora, projetos de criação artística passaram a fazer parte do currículo educacional das turmas as quais ensino”. Assim, a educadora Diana de Oliveira Coelho resume o resultado da imersão pela qual passou no Ateliescola Acaia, em São Paulo. O ateliê é uma iniciativa do Instituto Acaia e é uma escola experimental que atende crianças e adolescentes da Favela do Nove, da Favela da Linha e do Conjunto Habitacional Cingapura Madeirite.

A imersão faz parte de uma parceria entre as duas instituições com o objetivo de aprimorar o trabalho desenvolvido na região pantaneira. Durante as duas semanas em que esteve em São Paulo, Diana participou e desenvolveu atividades com as crianças atendidas pelo Ateliescola.

Com a imersão, projetos de criação artísticas passarão a fazer parte do currículo educacional das turmas em que ela ministra aulas no Moinho. Foto: Assessoria

Diana trabalha com Artes no Moinho Cultural e conta que a imersão artística no ateliê a fez perceber o potencial que tem como educadora. “As atividades propostas lá me inspiraram a trazer algumas novidades para os participantes do Moinho. Novas possibilidades foram abertas através desse intercâmbio. Amo o que faço no Moinho Cultural e quero que as crianças sintam que podem mais também”, afirma.

A educadora explica que cresceu sem ter contato artístico, mas sempre foi curiosa, buscava aprender de tudo um pouco. “Sentia que ainda faltava algo. Após conhecer as atividades do Acaia, eu vi o que eu sentia falta: era ouvir mais o que as crianças queriam para si e ter a possibilidade de fazer acontecer”, garante.

A diretora executiva do Moinho Cultural, Márcia Rolon, lembra que as parcerias são importantes para o aprimoramento das atividades. “O Moinho Cultural completa 18 anos agora em 2022 e só chegamos até aqui com a colaboração de parceiros. Esta troca sempre foi a cara do Moinho. E esta imersão da nossa educadora no Ateliescola Acaia só reforça isso. Quando nos permitimos trocar, um novo mundo se abre. Somos muito gratos à parceria com o Instituto Acaia, que faz parte da nossa história”, garante.