Geral

São cinco candidatos para votar; não esqueça sua "colinha"

2 OUT 2022 • POR Gesiane Sousa • 08h51
O uso da "colinha" com o números dos candidatos escolhidos é autorizado, são não pode esquecer o papel na cabina de votação. - Fernando Frazão/Agência Brasil

Com cinco candidatos para votar (nessa ordem): deputado federal (com quatro dígitos), deputado estadual ou distrital – no caso dos eleitores do Distrito Federal – (com cinco dígitos), senador (com três dígitos), governador (com dois dígitos) e, por último, presidente da República (com dois dígitos), o recurso da “colinha” é a opção escolhida pela maioria dos eleitores. São muitos números para memorizar e como não é permitido entrar nas seções eleitorais com celular, o melhor é garantir as anotações num pedaço de papel. 

Mais de 1,8 milhão de eleitores sul-mato-grossenses estão aptos a participar da votação deste domingo (2). O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.  

Segundo dados do TSE, a maior parte do eleitorado sul-mato-grossense tem entre 45 e 59 anos. Eles são 24,94% do total de pessoas aptas a votar nas eleições de 2022. Cerca de 52% do total são do sexo feminino, enquanto os demais 48% são homens. Em relação à escolaridade, a maioria (25,29%) tem Ensino Fundamental incompleto.  

Eleitores devem estar atentos quanto ao horário de votação, que este ano o horário mudou. O período de votação foi unificado e os eleitores devem comparecer em suas seções entre às 7h e 16h do horário local. 

Para votar é preciso estar munido de documento de identificação oficial com foto. Serão aceitos carteira de identidade, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto. O eleitor que quiser apresentar a versão digital do título, obtida no aplicativo e-Título, que já tiver com foto, também será validado pelo mesário.